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Trajetórias intelectuais: professoras do Curso de Ciências Sociais da FFCL-USP (1934-1969)
Spirandelli, Claudinei Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2009-02-16
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Título:
Trajetórias intelectuais: professoras do Curso de Ciências Sociais da FFCL-USP (1934-1969)
Autor:
Spirandelli, Claudinei Carlos
Orientador:
Arruda, Maria Arminda do Nascimento
Assuntos:
Trajetórias Intelectuais
;
Pensamento Sociológico Brasileiro
;
Campo Intelectual
;
Grupos Acadêmicos
;
História Intelectual
;
Intellectual History
;
Intellectual Field
;
Intellectual Careers
;
Brazilian Sociological Thought
;
Academic Groups
Descrição:
O presente trabalho, cujo objetivo principal é interpretar sociologicamente a atuação de produtores da chamada ciência social uspiana, investiga aspectos da trajetória intelectual de algumas professoras do Curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade de São Paulo, examinando disputas simbólicas típicas de grupos intelectuais e voltadas para a conquista da afirmação acadêmica nas Cátedras do Curso. Tais disputas seriam inerentes à busca de afirmação, poder e legitimação, por parte dos cientistas sociais em geral, e corresponderiam a clivagens que são analisadas a partir das origens sociais dessas professoras e das relações de sociabilidade em que elas se enredavam. O autor mostra que tais origens e relações teriam interferido na carreira delas (posições, cargos, títulos conquistados e obras produzidas). Ele usa como referenciais teóricos, principalmente, obras de Pierre Bourdieu e de Norbert Elias, e se vale de textos biográficos, autobiográficos, depoimentos, entrevistas, memoriais e cartas. O trabalho se insere no âmbito dos estudos da sociologia da cultura, mais especificamente na chamada história intelectual ou sociologia da vida intelectual.
DOI:
10.11606/T.8.2009.tde-18082009-122601
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Data de criação/publicação:
2009-02-16
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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