Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Hidrodinâmica e comportamento de variáveis indicadoras da qualidade da água no complexo estuarino de Santos-São Vicente-Bertioga: uma abordagem numérica

Seiler, Lilian Marques Nogueira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto Oceanográfico 2019-08-09

• Autor: Seiler, Lilian Marques Nogueira
  • Orientador: Figueira, Rubens Cesar Lopes; Siegle, Eduardo
  • Assuntos: Complexo Estuarino De Santos-São Vicente E Canal De Bertioga; Modelagem Físico-Química E Biológica Tridimensional; Modelagem Hidrodinâmica Tridimensional; Santos-São Vicente Estuary Complex And Bertioga Canal; Three-Dimensional Hydrodynamic Modeling; Three-Dimensional Physical-Chemical And Biological Modeling
  • Notas Locais: Programa de Oceanografia, área de Oceanografia Geológica
  • Descrição: Composto por três estuários, uma Baía e uma extensa área de manguezais, o complexo estuarino de Santos-São Vicente-Canal de Bertioga, localizado em São Paulo, Brazil, abriga uma das atividades portuárias mais significativas do país (porto de Santos), além de ser utilizado para atividades recreativas e de subsistência. A multiplicidade de seus usos o torna um dos recursos hídricos mais importantes para a o país, ao passo que o também o torna suscetível a agressões ambientais. Devido a sua complexidade e diferentes formas de uso, o estudo do comportamento de suas águas é uma constante preocupação de pesquisadores e tomadores de decisão. Comumente, estes estudos são realizados por monitoramentos em campo, uma abordagem discreta no espaço e no tempo. Em vista destas limitações, torna-se necessária a aplicação conjunta dos dados de campo com demais ferramentas que permitam ao fim realizar uma avaliação integrada dos processos atuantes destes ambientes. Uma destas ferramentas é a modelagem numérica. Para otimizar a compreensão da dinâmica do sistema, este trabalho apresenta um estudo hidrodinâmico e do comportamento de variáveis indicadoras da qualidade da do local através do uso da modelagem numérica. Para isso, a modelagem foi realizada para um domínio tridimensional. A proposta do estudo é aprimorar a representatividade das variações do nível do mar, da variação das correntes em superfície meio e fundo e da variação espaço temporal de variáveis físico-químicas e biológicas (sendo estas o íon amônio (NH4+), íon fosfato (PO43-), oxigênio dissolvido (OD) e clorofila-a), construindo assim, um modelo base para estudos voltados a avaliações de processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem no complexo estuarino ao longo do espaço, profundidade e tempo. Três processos foram considerados para a modelagem das variáveis: ciclo do nitrogênio, ciclo do fósforo e o balanço de oxigênio. Os resultados da modelagem das variações do nível do mar, correntes e salinidade apresentaram um elevado grau de concordância com os valores mensurados em campo, uma concordância ainda não observada em outros trabalhos. A modelagem das variáveis apresentou a tendência de comportamento dos dados observados em campo. Relacionada à circulação, os resultados desta tese indicam os três canais que compõe o complexo apresentam um comportamento distinto, com a predominância de correntes de enchente no canal de Santos e de vazante em São Vicente e Bertioga. Também mostrou que a vazão fluvial e a morfologia dos canais são fatores que propiciam a configuração de micro ambientes de comportamento distinto dentro de um mesmo canal.
  • DOI: 10.11606/T.21.2020.tde-31012020-115011