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Peer Gynt: encontros e diálogos com a psicanálise

Silva, João Rodrigo Oliveira E

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2012-06-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Peer Gynt: encontros e diálogos com a psicanálise
  • Autor: Silva, João Rodrigo Oliveira E
  • Orientador: Safra, Gilberto
  • Assuntos: Psicanálise E Arte; Drama; Henrik Ibsen (1828-1906); Literatura Norueguesa; Psicologia E Literatura; Psicologia Clínica; Psicanálise E Literatura; Psychoanalysis And Literature; Psychoanalysis And Art; Clinical Psychology; Norwegian Literature; Psychology And Literature
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta investigação consiste de uma leitura psicanalítica da peça Peer Gynt, de Henrik Ibsen. Inicialmente, o autor apresenta a obra mencionada de forma sintética e explicita a sua trajetória de conhecimento e interesse pela obra. Em seguida, situa sua leitura numa tradição que remonta não apenas à longa história das interpretações psicanalíticas de obras de arte, mas também àquela das análises realizadas sobre essa obra em particular. Dentre as últimas, apresenta e critica as análises feitas sobre a peça por W. Reich, G. Groddeck, M. Little e R. May. Também resgata os comentários de Freud sobre Ibsen e suas obras. A partir daí, apoiando-se em uma perspectiva metodológica dialógica, inspirada por M. Bahktin, bem como no método psicanalítico de investigação, o autor investe na criação de uma construção interpretativa do drama. Ao longo dessa construção, certas passagens da obra ganham visibilidade e sentidos renovados a partir do diálogo com referenciais teórico-clinicos de alguns autores da psicanálise contemporânea (D. Winnicott, C. Bollas, T. Ogden, entre outros). É desta forma que certos temas como a impossibilidade de sonhar, a mentira, o trauma, a convenção, o falso, a amorfia, o self, entre outros, vão surgir e ser desdobrados. Tal investigação se torna, por fim, uma possibilidade de ampliar e atualizar a compreensão da peça, inserindo-a no debate sobre a condição humana desde o viés do pensamento psicanalítico contemporâneo
  • DOI: 10.11606/T.47.2012.tde-04102012-154639
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2012-06-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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