skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Notas sobre as transparências do filme em Theodor Adorno; Notes on the Transparencies of Film in Theodor Adorno; Apuntes acerca de las transparencias del filme en Theodor Adorno

Bergamaschi, Alessandra

ARS; Vol. 17 No. 37 (2019); 183-196

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes 2019-12-30

Acesso online

  • Título:
    Notas sobre as transparências do filme em Theodor Adorno; Notes on the Transparencies of Film in Theodor Adorno; Apuntes acerca de las transparencias del filme en Theodor Adorno
  • Autor: Bergamaschi, Alessandra
  • Assuntos: Art Objetcs; Modernism; Film; Dialectics; Mimesis; Critical Theory; Objectos De Arte; Modernismo; Cinema; Dialética; Teoria Crítica; Objetos De Arte; Mimese
  • É parte de: ARS; Vol. 17 No. 37 (2019); 183-196
  • Descrição: The article proposes an overview of the dialectics between the mimetic and the constructive in Theodor Adorno’s Aesthetic Theory. This elaboration will be used to present the article “Transparencies on Film”, in which the author discusses the specificities of this medium and the possibilities of resistance that it presents as a work of art in the Cultural Industry. One of the central aspects in this debate is the claim of immediacy and verisimilitude of the photographic, which, at first, would inhibit the constructive possibilities of the work, a fundamental issue for the conceptual architecture of the Adornian Aesthetic.
    O artigo propõe uma panorâmica sobre a dialética entre o mimético e construtivo na constituição da obra de arte, a partir de Teoria Estética, de Theodor Adorno. Essa elaboração servirá para fundamentar a leitura do artigo “Transparencies on Film”, no qual o autor discute as especificidades do filme e as possibilidades de resistência à indústria cultural que ele oferece enquanto obra de arte. Um ponto central nesse debate é a alegação de imediatismo e verossimilhança do fotográfico, que, a princípio, impediria as possibilidades construtivas da obra, aspecto fundamental para a arquitetura conceitual da estética de Adorno.
    Proponemos una visada acerca de la dialéctica entre el mimético y el constructivo en la obra de arte a partir de la Teoría Estética, de Theodor Adorno. El análisis servirá para fundamentar la lectura de “Transparencies on Film”, en el cual el autor discute las especificidades del filme y las posibilidades de resistencia que son oferecidas en su calidad de obra de arte. Uno de los puntos centrales del debate es la alegación de inmediatismo y verosimilitud del fotográfico, que impediría las posibilidades constructivas de la obra, aspeto fundamental para la estética de Adorno.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/156815/158571
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2019-12-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.