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Experiência artístico-estética como experiência educativa: a necessidade de superar antagonismos

Gossi, Inez Dos Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2009-08-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Experiência artístico-estética como experiência educativa: a necessidade de superar antagonismos
  • Autor: Gossi, Inez Dos Santos
  • Orientador: Amaral, Maria Nazare de Camargo Pacheco
  • Assuntos: Pragmatismo; Arquitetura; Currículo; Educação; Instrumentalismo; Experiência; Pragmatism; Instrumentalism; Experience; Education; Curriculum; Architecture
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Experiência artístico-estética como experiência educativa: a necessidade de superar antagonismos é uma pesquisa fundamentada no instrumentalismo deweiano. A tese defende a importância da dimensão arquitetônica para a educação aprofundando com Dewey a necessidade da superação de antagonismos, dentre eles o existente entre arte e vida. Como movimento filosófico, o instrumentalismo não concebe a razão como algo completo por si mesmo, independente da matéria, indiferente às influências dos hábitos, dos instintos e das emoções como fatores ativos da vida, ou seja, independente da experiência. O conceito de experiência é central na filosofia deweiana e sua influência na concepção contemporânea de currículo pode ser constatada no reconhecimento da importância da inter-relação entre sujeito e ambiente no processo educativo; mas a arquitetura como um elemento do ambiente educativo, segundo Antonio Viñao Frago, dificilmente é estudada em sua dimensão antropológica. Frago aponta razões para essa dificuldade que possivelmente dizem respeito à necessidade de superação de antagonismos, assim como as razões para o distanciamento da discussão arquitetônica da sociedade. No entanto, é possível constatar em intervenções arquitetônicas no âmbito da educação, dentre elas o restauro e requalificação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que esses antagonismos podem ser superados como o existente entre cultura e eficiência social.
  • DOI: 10.11606/T.48.2009.tde-15092009-132216
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2009-08-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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