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Currículo e arquitetura escolar olhares cruzados na educação infantil

Analúcia de Morais Vieira Elsa Garrido

2006

Localização: FE - Faculdade de Educação    (372.21 V658c )(Acessar)

  • Título:
    Currículo e arquitetura escolar olhares cruzados na educação infantil
  • Autor: Analúcia de Morais Vieira
  • Elsa Garrido
  • Assuntos: EDUCAÇÃO INFANTIL; ESCOLAS (ARQUITETURA); ESPAÇO ESCOLAR; CURRÍCULOS E PROGRAMAS
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa investiga a produção e ocupação no e do espaço escolar planejado para desenvolver a educação infantil. Para tanto tem como questão central: qual o significado da arquitetura escolar na constituição do currículo da educação infantil para os arquitetos, para os professores e para as crianças? As bases teóricas que fundamentam a pesquisa estão alicerçadas em autores como: Philippe Aries, Mayumi Souza Lima, Ana Lúcia Goulart de Faria, Marina Célia M. Dias, Michel de Certeau, Vifiao Frago, Tomaz Tadeu da Silva, Michel Apple, entre outros. Nosso objetivo é desvelar a relação entre arquitetura e currículo, tomando como hipótese que tanto a arquitetura quanto o currículo não são neutros e podem estimular ou inibir a prática pedagógica das professoras na escola. Para a elucidação dessa questão, desenvolvemos uma pesquisa etnográfica, especificamente em duas escolas da cidade de Uberlândia (MG). Nos anos de 1994 e 1996, respectivamente, em Uberlândia (MG), foram construídas duas escolas destinadas à Educação Infantil (zero a 6 anos): Escola Municipal de Educação Infantil - EMEI Maria Pacheco Rezende e a escola particular Escola da Criança. Essa seleção justificou-se pelo fato de ambas terem sido planejadas arquitetonicamente para possibilitarem práticas inovadoras em seus currículos. Este estudo de caso exigiu uma pesquisa bibliográfica, envolvendo análises de plantas do projeto arquitetônico e fotos. Realizamos, ainda, entrevistas com a equipe
    multidisciplinar (arquitetos, diretores, professores) das duas escolas e uma pesquisa de campo com registros de observações da aula (Diários de Bordo) das professoras envolvidas na pesquisa. Nas entrevistas toda a equipe multidisciplinar se envolveu. Todavia, apenas 11 do total de 17 professoras participaram. Na análise dos dados sobre os eixos temáticos Arquitetura e Currículo, as categorias que nos auxiliaram na compreensão da nossa temática foram: espaço ) facilitador, espaço inibidor, espaço como promoção social, espaço promotor de autonomia, espaço como contato social e de privacidade. Podemos concluir que ambas as escolas têm sua arquitetura construída para a Educação Infantil, o que possibilita diferentes atividades curriculares e concepções de infância no seu cotidiano. As escolas em questão oferecem muitos elementos para concluirmos que é possível, sim, aliar a arquitetura escolar ao currículo da escola. No entanto, ao observarmos as práticas das professoras, que são as responsáveis pela execução das atividades, idas à horta, brincadeiras do lado de fora da sala, desenhos do percurso e dos diferentes ambientes da escola, ida ao banheiro, ao parquinho, as praças, ao palco, relacionadas à arquitetura interna e externa, percebemos que, tanto na Escola da Criança, quanto na EMEI Maria Pacheco essas atividades aconteciam muitas vezes, didatizadas, regidas por um poder que padroniza os espaços e os corpos. Concluímos que, ao se pensarem nas
    construções de prédios para a educação infantil, também se pensem na inclusão do currículo no projeto arquitetônico, e que isso não fique ao acesso apenas de alguns, mas de uma equipe multidisciplinar (arquitetos, engenheiros, comunidade escolar). A parceria entre a comunidade escolar e o arquiteto envolvido na construção é importante, como oportunidade de aprendizagem mútua sobre a otimização das relações entre arquitetura e currículo
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 189 p.
  • Idioma: Português

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