skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares

Débora Cristina Piotto

Cadernos de pesquisa São Paulo v. 38, n. 135, p. 701-727, 2008

São Paulo 2008

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (pcd R 238 P. 701-727 1791799 )(Acessar)

  • Título:
    Trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares
  • Autor: Débora Cristina Piotto
  • Assuntos: CLASSES SOCIAIS; ENSINO PÚBLICO; ENSINO SUPERIOR
  • É parte de: Cadernos de pesquisa São Paulo v. 38, n. 135, p. 701-727, 2008
  • Descrição: O objetivo deste estudo é discutir a contribuição de estudos recentes para a compreensão das condições que possibilitam trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares. A análise detida de seus resultados e uma entrevista com um aluno de curso superior de alta seletividade proveniente dessas camadas permite problematizar alguns pontos. A revisão de alguns trabalhos sobre o tema, evidenciando a centralidade da família em percursos escolares alongados, possibilita também questionar alguns significados comumente atribuídos à longevidade escolar nas camadas populares como conformismo, sofrimento e ruptura cultural. Evidenciou a necessidade de mais investigação sobre o papel da escola bem como sobre a existência de outros sentidos no acesso e na experiência de estudantes pobres no ensino superior
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: p. 701-727.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.