skip to main content

TEACHING PRACTICE IN ARCHITECTURE AND PLANNING: STUDY OF THE APPLICATION OF TEACHING-LEARNING METHODS/PRATICA DOCENTE EM ARQUITETURA E URBANISMO: ESTUDO DA APLICACAO DE METODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM/PRACTICA DOCENTE EN ARQUITECTURA Y URBANISMO: ESTUDIO DE LA APLICACION DE METODOS DE ENSENANZA-APRENDIZAJE

Kalinoski, Rafael ; Fiorentin, Chaelin Dall'Agnol ; Ma ; Bernardinis, Marcia De Andrade Pereira

Revista brasileira de pós-graduação : RBPG, 2021-07, Vol.17 (38)

Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    TEACHING PRACTICE IN ARCHITECTURE AND PLANNING: STUDY OF THE APPLICATION OF TEACHING-LEARNING METHODS/PRATICA DOCENTE EM ARQUITETURA E URBANISMO: ESTUDO DA APLICACAO DE METODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM/PRACTICA DOCENTE EN ARQUITECTURA Y URBANISMO: ESTUDIO DE LA APLICACION DE METODOS DE ENSENANZA-APRENDIZAJE
  • Autor: Kalinoski, Rafael ; Fiorentin, Chaelin Dall'Agnol ; Ma ; Bernardinis, Marcia De Andrade Pereira
  • Assuntos: Architecture ; College teachers ; Education ; Education, Higher ; Internship programs ; Methods
  • É parte de: Revista brasileira de pós-graduação : RBPG, 2021-07, Vol.17 (38)
  • Descrição: Higher education teachers with extensive technical knowledge in their fields of expertise were not necessarily trained with appropriate teaching methods. With concern to the field of Architecture and Planning, for example, the bachelor's degree of these professionals does not include any preparation for being a professor. With that in mind, the Teaching Practice class within the Postgraduate Program in Urban Planning at the Federal University of Parana prepares their master's students to apply pedagogical methods during their teaching internship. In this article, we will explore the experience of nine master's students from 2018 and 2019 who taught 248 undergraduate students in their internships. Two methods were applied. First, the Index of Learning Styles, applied to identify the students' learning profile. Afterward, the master's students used those results to prepare their class by applying the Kolb Cycle methodology. The purpose of these methods is to place the student at the center of academic planning based on classes designed to meet the different learning profiles of the class and encourage active participation from undergraduate students in this process. The results suggest that the introduction to pedagogy contributes to the formation of qualified professors to work in Architecture and Planning majors by training them to direct their classes towards specific learning profiles of a creative nature, common to this profession. Keywords: Teaching Practice. Teaching-Learning Methods. Architecture and Planning. Professores do ensino superior com amplo conhecimento tecnico em suas areas de atuacao nao foram necessariamente munidos de metodos pedagogicos adequados para atuar na docencia. Na area de Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, a formacao de bacharel dos profissionais nao inclui nenhuma preparacao para a atuacao em sala de aula. Pensando nisso, a disciplina de Pratica Docente do Programa de Pos-Graduacao em Planejamento Urbano da Universidade Federal do Parana prepara seus mestrandos com conhecimento teorico e os direciona a aplicar metodos pedagogicos durante o estagio docente. Neste artigo, explorar-se-a a experiencia de nove mestrandos dos anos de 2018 e de 2019 que lecionaram para 248 alunos de graduacao em seus estagios. Dois metodos foram utilizados. Primeiro o Index of Learning Styles, aplicado para identificar o perfil de aprendizagem dos alunos. Com o seu resultado, posteriormente, os mestrandos puderam preparar sua aula de pratica docente aplicando os resultados obtidos a segunda metodologia, o Ciclo de Kolb. O objetivo desses metodos e colocar o aluno no centro do planejamento academico a partir de aulas pensadas para atender os diferentes perfis de aprendizagem da turma e estimular sua participacao de forma ativa nesse processo. Os resultados sugerem que a introducao a pedagogia contribui para a formacao de professores capacitados para atuar em cursos de Arquitetura e Urbanismo, direcionando as aulas para perfis de aprendizagem especificos, de natureza criativa, comuns a esta profissao. Palavras-chave: Pratica Docente. Metodos de Ensino-Aprendizagem. Arquitetura e Urbanismo. Los profesores universitarios con amplios conocimientos tecnicos en sus campos especificos no disponen normalmente de herramientas didacticas adecuadas para trabajar en la ensenanza. En el campo de Arquitectura y Urbanismo, por ejemplo, la licenciatura de estos profesionales no incluye ninguna preparacion para docencia. Con esto en mente, la disciplina Practica Docente del Programa de Posgrado en Planificacion Urbana de la Universidade Federal do Parana prepara a sus estudiantes del master y los orienta a aplicar metodos didacticos durante sus clases. En este articulo, vamos a explorar la experiencia de nueve estudiantes de master de los anos 2018 y 2019 que ensenaron a 248 estudiantes de pregrado en sus practicas docentes. Se utilizaron dos metodos. En primer lugar, el metodo Index of Learning Styles fue aplicado para identificar el perfil de aprendizaje de los estudiantes. Con estos resultados, posteriormente, los estudiantes del master pudieron preparar sus clases aplicando los resultados obtenidos a la segunda metodologia, el Ciclo Kolb. El proposito de estos metodos es poner al alumno en el centro de la planificacion academica a partir de clases disenadas para atender los diferentes perfiles de aprendizaje de la clase y fomentar su participacion activa en este proceso. Los resultados sugieren que la introduccion a la pedagogia contribuye a la formacion de profesores cualificados para trabajar en cursos de Arquitectura y Urbanismo, orientando sus clases hacia perfiles de aprendizaje especificos, de naturaleza creativa, comunes a esta profesion. Palabras clave: Practica docente. Metodos de ensenanza-aprendizaje. Arquitectura y Urbanismo.
  • Editor: Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.