skip to main content

Avaliação da resposta pulpar de dentes decíduos humanos a diferentes materiais capeadores

Natalino Lourenço Neto Nádia C. T Marques; A. P Fernandes; Carolina O Rodini; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; Carlos Ferreira dos Santos; Ruy Cesar Camargo Abdo; Thais Marchini de Oliveira; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (30. 2013 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 27, p. 166, res. PNa003, Sept. 2013. Supplement 1

São Paulo 2013

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Avaliação da resposta pulpar de dentes decíduos humanos a diferentes materiais capeadores
  • Autor: Natalino Lourenço Neto
  • Nádia C. T Marques; A. P Fernandes; Carolina O Rodini; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; Carlos Ferreira dos Santos; Ruy Cesar Camargo Abdo; Thais Marchini de Oliveira; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (30. 2013 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: DENTE DECÍDUO; PULPOTOMIA; MATERIAIS DENTÁRIOS
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 27, p. 166, res. PNa003, Sept. 2013. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: A pulpotomia em dentes decíduos é um procedimento conservador de terapia pulpar, e na atualidade ínsita discussões sobre o material ideal a ser empregado na técnica. O objetivo deste estudo foi avaliar clínica, radiográfica e histologicamente a resposta pulpar de dentes decíduos humanos após pulpotomia com diferentes materiais capeadores. Vinte e cinco molares decíduos, de crianças com idade entre 5 e 9 anos com indicação de pulpotomia, foram incluídos na pesquisa e randomicamente divididos nos grupos Fornocresol (FC); Hidróxido de Cálcio (HC); Agregado Trióxido Mineral (MTA); Hidróxido de Cálcio precedido de Otosporin® (HC+OTO) e Cimento Portland (PC). Foram realizados controles clínicos e radiográficos, e os dentes que se apresentavam em período normal de esfoliação foram extraídos e processados para análise histológica. Observou-se 100% de sucesso clínico durante todo o período de acompanhamentos. Os controles radiográficos dos grupos FC e HC apresentaram reabsorção interna 20% e 40% respectivamente e nos demais grupos MTA, HC+OTO e PC obteve-se 100% de sucesso radiográfico, com formação de barreira dentinária nos grupos HC, HC+OTO e PC. A avaliação histológica revelou infiltrado inflamatório severo, áreas de reabsorção e zonas de necrose no grupo FC, os demais grupos HC, MTA, HC+OTO e PC apresentaram graus de inflamação mais amenos e formação barreira dentinária sob camada odontoblástica que variou entre organizada e desorganizada. Os materiais biocompatíveis HC, MTA e PC comprovaram eficácia em manter o tecido pulpar em condições favoráveis ao reparo.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: p. 166, res. PNa003.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.