skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

A construção de material didático contextualizado como subsídio para as aulas de Ciências do ensino fundamental (II): uma experiência colaborativa em Cubatão, SP

Santos, Fernando Santiago Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2009-12-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A construção de material didático contextualizado como subsídio para as aulas de Ciências do ensino fundamental (II): uma experiência colaborativa em Cubatão, SP
  • Autor: Santos, Fernando Santiago Dos
  • Orientador: Oliveira, Marcos Barbosa de
  • Assuntos: Ciências No Ensino Fundamental (Ii); Contexto Socioeconômico E Ambiental; Rede Municipal De Cubatão (Sp); Material Didático; Produção Colaborativa; Sciences At The Elementary Level (2nd Cycle); Municipal Schools In Cubatao (Sao Paulo State); Didactic Material; Collaborative Production; Social Economical And Environmental Context
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho de pesquisa qualitativa aplicada, calcada em uma análise primariamente exploratória e descritiva, relata a trajetória de um grupo de trabalho colaborativo que confeccionou materiais didáticos subsidiários ao livro didático de Ciências no Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos). Os docentes que participaram do trabalho colaborativo pertenciam, à época da pesquisa, à rede municipal da prefeitura de Cubatão (SP). A pesquisa, inédita na área de Ciências na referida rede municipal, desenvolveu-se com um grupo inicial de oito docentes, dos quais apenas cinco mantiveram-se até o término do projeto de pesquisa. Levantamentos de cunho bibliográfico e documental foram utilizados para a confecção dos materiais pelo grupo de docentes, ao passo que levantamentos da realidade socioeconômica e ambiental foram realizados em nove unidades municipais de ensino do município. Questionários com perguntas abertas e fechadas e entrevistas semi-estruturadas foram aplicados a docentes e alunos, em momentos diversos da pesquisa. Além disso, todo o processo de trabalho colaborativo foi extensamente documentado e analisado de forma sistemática, durante as reuniões ordinárias com o grupo de professores, de forma individual e coletiva. A pesquisa baseia-se em um tripé norteador, a saber, contexto socioeconômico e ambiental / produção colaborativa / material didático contextualizado. Partimos do princípio de que é possível realizar um trabalho colaborativo de produção de materiais didáticos subsidiários ao livro didático de Ciências, considerando-se a realidade das comunidades de entorno em que as diversas unidades municipais de ensino se inserem, para que haja melhores práticas relacionadas aos temas previamente selecionados, tais como gravidez na adolescência, drogas, higiene, saúde, saneamento básico etc. Desta forma, foi possível acompanhar não somente o processo de confecção colaborativa, como também aplicar alguns dos materiais produzidos em unidades de ensino na forma piloto. Os resultados mostraram que a despeito de inúmeras dificuldades enfrentadas no trabalho colaborativo e na aplicação dos materiais-piloto nas unidades escolares, é viável a mobilização de projetos deste cunho para propor alternativas didáticas que utilizem materiais contextualizados e produzidos pelos próprios docentes.
  • DOI: 10.11606/T.48.2009.tde-05012010-141326
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2009-12-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.