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Indícios da ação formativa dos formadores de professores de química na prática de ensino de seus licenciandos

Freire, Leila Inês Follmann

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2015-06-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Indícios da ação formativa dos formadores de professores de química na prática de ensino de seus licenciandos
  • Autor: Freire, Leila Inês Follmann
  • Orientador: Fernandez, Carmen
  • Assuntos: Ação Formativa; Conhecimento Pedagógico Do Conteúdo; Formadores De Professores; Formative Action; Pedagogical Content Knowledge; Teacher Trainers
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A pesquisa sobre formação de professores reconhece que existem conhecimentos fundamentais ao exercício da profissão. Neste trabalho adota-se a visão de que o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) é o elemento articulador da Base de Conhecimentos para o Ensino, o conhecimento central de um professor. No processo de formação inicial de professores de química, várias ações são conduzidas para o desenvolvimento dos conhecimentos necessários para a docência dos licenciandos, através das diferentes disciplinas e atividades, sendo ainda pouco pesquisada a influência da ação formativa dos formadores de professores na prática de ensino de química de seus licenciandos. Nesta investigação o foco é analisar a influência dos formadores de professores de um curso de Licenciatura em Química na prática de ensino dos licenciandos. O objetivo maior é apontar as relações entre a ação formativa dos formadores de professores e os conhecimentos mobilizados na prática de ensino por licenciandos em Química durante o curso de licenciatura. A pesquisa tem caráter qualitativo em que um estudo de caso múltiplo foi realizado com três licenciandos do curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública do interior do estado do Paraná e seus professores formadores tendo por foco de ensino o conteúdo reações de oxirredução. Para tanto os dados coletados com os licenciandos foram baseados em questionários da literatura - Representação de Conteúdo (CoRe) - entrevistas, materiais utilizados nas aulas dos estágios curriculares sobre oxirredução, registros em diário de campo e relatórios de estágio. Os dados dos formadores foram baseados em entrevistas, CoRe, materiais didáticos dos professores e registros escritos das aulas. As entrevistas realizadas têm características do método biográfico bem como suas respectivas análises. O modo de compreensão empregado por Bourdieu para descrever as relações de poder e de reprodução de práticas dentro de um campo embasam as análises dos dados. A metodologia da Análise de Conteúdo foi utilizada com apoio do software ATLAS.ti na análise do conjunto de dados. Foi possível apontar indícios da influência dos formadores a partir da triangulação dos dados. Os resultados apontam para diferenças nas incorporações pelos licenciandos de elementos teóricos e aspectos da prática docente dos formadores, com características e conhecimentos distintos provenientes da prática dos professores das disciplinas das áreas de química e pedagógica.
  • DOI: 10.11606/T.81.2015.tde-21082015-175702
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2015-06-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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