skip to main content

Efeito da composição e configuração da paisagem urbana no serviço de regulação da qualidade do ar durante a quarentena da COVID-19

Quiroga, Nataly Andrea Pimiento

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Biociências 2022-10-31

Acceso en línea. La biblioteca tiene también copias físicas.

  • Título:
    Efeito da composição e configuração da paisagem urbana no serviço de regulação da qualidade do ar durante a quarentena da COVID-19
  • Autor: Quiroga, Nataly Andrea Pimiento
  • Orientador: Metzger, Jean Paul Walter; Prist, Paula Ribeiro
  • Materias: Serviços Ecossistêmicos; Áreas Verdes; Árvores Urbanas; Regulação Da Qualidade Do Ar; Poluição Do Ar; Air Pollution; Green Areas; Ecosystem Services; Air Quality Regulation; Urban Trees
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descripción: As megacidades estão enfrentando o desafio de manter importantes serviços ecossistêmicos, incluindo o de regulação da qualidade do ar. Espaços verdes urbanos são potenciais fornecedores deste serviço e aparentam ser uma solução eficaz baseada na natureza. Porém, até o momento, a maior parte dos estudos tem focado principalmente em aspetos da composição das áreas verdes, deixando de lado como a configuração espacial particularmente a fragmentação poderia afetar a regulação da qualidade do ar. Também é escasso o conhecimento sobre como a provisão desse serviço varia com potenciais diminuições nas emissões de poluentes, como a que ocorreu com a quarentena estabelecida pela pandemia do COVID-19. Neste trabalho, tentamos preencher essas lacunas de conhecimento, investigando qual a contribuição das áreas verdes urbanas na redução da poluição do ar, e em qual configuração esse serviço é otimizado, nos períodos antes, durante e após a quarentena estabelecida pela pandemia em uma das maiores cidades do hemisfério Sul (São Paulo, Brasil). Consideramos explicitamente a oferta, demanda e os fluxos relacionados à prestação de serviços ecossistêmicos. Fizemos uma seleção de modelos usando as concentrações horárias de poluentes (CO, NO2, PM2.5 e PM10) como variável resposta, enquanto foram usadas como variáveis preditoras a quantidade, densidade e velocidade de deposição seca de áreas verdes (relacionadas à oferta); a quantidade de emissões de veículos (como indicador de demanda); diferentes escalas espaciais (associadas ao fluxo); configuração de áreas verdes; e variáveis meteorológicas. Nossos resultados mostraram que áreas com maior cobertura arbórea e menos emissões veiculares diminuíram as concentrações de CO, NO2 e PM. O efeito das áreas verdes na redução dos poluentes atmosféricos foi maior nos períodos de menor demanda (início da quarentena), chegando a ser duas vezes maior para NO2 e três vezes maior para PM10, em comparação com períodos de maior demanda (antes e após a quarentena). Além disso, a fragmentação dos espaços arborizados, que proporciona maior proximidade aos locais de emissão de poluentes (porém com manchas menores de áreas verdes), tende a diminuir as concentrações de PM10 e aumentar as concentrações de PM2.5, CO e NO2. Estas relações foram observadas em escalas entre 500 e 1000 m, mas os fluxos de poluentes podem ser ainda mais amplos, indicando que a interação entre as áreas de oferta e demanda em áreas urbanas pode ocorrer em grandes extensões espaciais. Nossos resultados demonstram que para aumentar o serviço de regulação do ar oferecido pela vegetação, seria importante maximizar a quantidade de cobertura arbórea (mesmo longe das áreas poluidoras) e minimizar sua fragmentação, além de reduzir as emissões veiculares.
  • DOI: 10.11606/D.41.2022.tde-02012023-154127
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Biociências
  • Fecha de creación: 2022-10-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere