skip to main content

Avaliação de danos e índice de intensidade de infestação ocasionados pela Diatraea saccharalis (Fabricius, 1794) em milho (Zea mays L.)

Silva, Antonio De Brito

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 1975-04-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Avaliação de danos e índice de intensidade de infestação ocasionados pela Diatraea saccharalis (Fabricius, 1794) em milho (Zea mays L.)
  • Autor: Silva, Antonio De Brito
  • Orientador: Nakano, Octavio
  • Assuntos: Broca-Da-Cana-De-Acúcar; Danos; Índice De Infestação; Milho
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O presente trabalho foi desenvolvido abrangendo os seguintes ítens: 1 - Avaliação de danos ocasionados pela Diatraea saccharalis ao milho. Este ítem foi analisado segundo: 1.1 -Grau de infestação 1.2 - Influência do ataque nas diferentes fases do desenvolvimento das plantas através de danos simulados. 2 - Determinação de índices de intensidade de infestação em 80 genótipos de milho. Para a avaliação de danos foram montados três experimentos. No primeiro, procurou-se avaliar os danos que a D. saccharalis ocasiona ao milho, através de infestação natural. Usaram-se para isso cinco variedades de milho, oriundos do Departamento de Genética e Melhoramento da E.S.A. “Luiz de Queiroz” e os parâmetros colhidos foram: Número de orifícios, número de internódios atacados, altura das plantas, perímetro dos colmos e produção. No segundo experimento procurou-se avaliar os prejuízos causados pela broca, através de danos simulados, variando-se o número de orifícios feitos com furadeira elétrica, nos colmos da variedade Centralmex. O número de orifícios variou de 1 a 12. Os parâmetros observados foram: peso do sabugo das espigas primárias, peso do sabugo das espigas secundárias, número de espigas primárias, número de espigas secundárias, comprimento das espigas primárias, comprimento das espigas secundárias. O terceiro experimento foi executado de modo semelhante ao anterior, porém, fixou-se o número de furos por planta, que foi de 7. As datas de perfuração foram: 30, 44, 59 e 75 dias após o plantio. A variedade de milho usada foi a Centralmex. A determinação do índice de intensidade de infestação de 80 genótipos de milho, procedentes de várias regiões do Brasil, baseou-se no número de orifícios produzidos pela broca, independentemente de seus diâmetros. A avaliação dos índices foi feita pela fórmula I’ = Sen2 W̅, proposta por AMARAL (1969). Os resultados obtidos em todos os experimentos permitiram concluir: 1 - A D. saccharalis, sob condições de forte infestação natural, não alterou o rendimento, altura e perímetro dos colmos de plantas de milho. 2 - Em relação ao dano simulado houve perdas na produção somente quando as plantas de milho foram perfuradas aos 30 dias após o plantio. Essas perdas foram devidas à morte das gemas e consequente superbrotamentos laterais, cujas plantas produziram espigas hermafroditas, sem valor econômico; independeram do número de orifícios produzidos. 3 - As plantas perfuradas pela broca D. saccharalis mostraram-se muito suscetíveis aos ventos. 4 - Os 80 genótipos submetidos ao ataque natural da broca mostraram diferenças significativas quanto a seus índices de intensidade de infestação, os quais variaram de 9,06% para o Milho Sintético - 16 e 32,9% para a Pipoca Amarela.
  • DOI: 10.11606/T.11.1975.tde-20240301-144431
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Data de criação/publicação: 1975-04-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.