skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

LIBRAS NO CONTEXTO ESCOLAR: INSTRUMENTO ILUSTRADO DE AVALIAÇÃO DE NARRATIVAS SINALIZADAS1

MONTES, Aline Lucia Baggio ; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de

Revista brasileira de educação especial, 2023, Vol.29

Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    LIBRAS NO CONTEXTO ESCOLAR: INSTRUMENTO ILUSTRADO DE AVALIAÇÃO DE NARRATIVAS SINALIZADAS1
  • Autor: MONTES, Aline Lucia Baggio ; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de
  • Assuntos: Contexto escolar ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; EDUCATION, SPECIAL ; Educação bilíngue de surdos ; Educação Especial ; Instrumento de avaliação ; Narrativas sinalizadas
  • É parte de: Revista brasileira de educação especial, 2023, Vol.29
  • Descrição: RESUMO O contato inicial com uma língua acessível ocorre, para os estudantes surdos brasileiros, frequentemente no ambiente escolar, ao entrar em contato com outras crianças surdas e com interlocutores adultos fluentes em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esse acesso tardio pode ocasionar um certo atraso na aquisição e no desenvolvimento da linguagem. Assim, a educação bilíngue de surdos coloca os professores frente ao desafio de como avaliar a Libras no contexto escolar. Diante das propostas educacionais, ainda há poucos instrumentos que contribuam para avaliar os conhecimentos em Libras dos estudantes surdos. Portanto, o objetivo deste estudo é, por meio de um instrumento ilustrado de investigação de narrativas sinalizadas, contribuir com a avaliação da Libras e com o trabalho pedagógico de professores que atuam na educação bilíngue de surdos. O instrumento de avaliação de textos narrativos mostra-se bastante sensível para detectar o desenvolvimento linguístico dos discursos narrativos sinalizados, contribuindo intrinsicamente para a observação de funções/necessidades comunicativas. ABSTRACT The initial contact with an accessible language occurs, for Brazilian deaf students, often in the school environment, when they encounter other deaf children and with adult interlocutors who are fluent in Brazilian Sign Language (LIBRAS). This late access can cause a certain delay in language acquisition and development. Thus, bilingual education for the deaf place’s teachers in the face of the challenge of how to evaluate LIBRAS in the school context. In view of the educational proposals, there are still few instruments that contribute to assessing deaf students’ knowledge in LIBRAS. Therefore, the objective of this study is, through an illustrated instrument for investigating signaled narratives, to contribute to the evaluation of LIBRAS and to the pedagogical work of teachers who work in bilingual education for the deaf. The instrument for evaluating narrative texts proves to be quite sensitive to detect the linguistic development of signaled narrative discourses, intrinsically contributing to the observation of communicative functions/needs.
  • Editor: Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.