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Alfabetização montessoriana face a teoria construtivista-interacionista de alfabetização

Gersolina Antonia de Avelar Lamy Maria Amélia Azevedo 1937-

1991

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (T LB1525 L242a e.2 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Alfabetização montessoriana face a teoria construtivista-interacionista de alfabetização
  • Autor: Gersolina Antonia de Avelar Lamy
  • Maria Amélia Azevedo 1937-
  • Assuntos: Piaget, Jean 1896-1980; Montessori, Maria 1870-1952; ENSINO E APRENDIZAGEM; LEITURA; ESCRITA
  • Notas: Tese (Doutorado)
    Tese (doutorado) -- Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
  • Descrição: Estuda a contribuição de Maria Montessori na área de alfabetização escolar, tomando como fundamento modernas pesquisas na área, desenvolvidas no contexto da descoberta da psicogenese da escrita, na década de 70. Analisa os pontos de convergência e de divergência entre os pressupostos teóricos de Montessori e do construtivismo Piagetiano, o qual faz parte dos fundamentos da teoria construtivista - interacionista de alfabetização. Verifica serem maiores os pontos de distinção do que de aproximação entre as duas teorias, apesar do paralelismo apontado entre ambas na área da alfabetização escolar. Conclui que os pressupostos montessorianos quanto a alfabetização escolar diferem do construtivismo-interacionismo por conceber a leitura-escrita a partir da teoria associacionista de aprendizagem e a alfabetizacao como um saber escolar, nao se dando conta do saber social no processo. Alguns pontos que aproximam os dois enfoques são o fato de buscarem, em comum, compreender a criança como sujeito do processo; o contato com o objeto leitura-escrita como pré-requisito da aprendizagem; e uma avaliação formativa, onde o controle do erro é feito pela própria criança, ajudada pelo professor
  • Data de criação/publicação: 1991
  • Formato: 212 p.
  • Idioma: Português

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