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Formação inicial de professores: um estudo das disciplinas filosóficas do curso de licenciatura em geografia do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus São Paulo

Uglar, Andréa Monteiro

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2014-09-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Formação inicial de professores: um estudo das disciplinas filosóficas do curso de licenciatura em geografia do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus São Paulo
  • Autor: Uglar, Andréa Monteiro
  • Orientador: Cacete, Nuria Hanglei
  • Assuntos: Disciplinas Filosóficas; Licenciatura; Geografia; Formação Docente; Educação Básica; Geography; Philosophical Disciplines; Primary And Secondary Education; Teacher Education; Teacher Education Programs
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A presente tese trata-se de um estudo de caso, no qual valemo-nos de pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Tendo como objeto de estudo as disciplinas filosóficas do Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus São Paulo (IFSP-SP), objetivamos analisar o papel exercido por estas disciplinas no interior desta Licenciatura para avaliar em que medida elas contribuem no processo formativo de seus estudantes. Para exame dos dados colhidos no IFSP-SP, utilizamos a abordagem qualitativa e a análise de conteúdo dos questionários aplicados junto a um grupo de professores e estudantes deste Curso. Acreditamos que as disciplinas filosóficas propiciam o desenvolvimento não somente de uma cultura geral, que serve de base para a formação específica do professor de Geografia, mas também uma visão totalizante e o rigor metodológico necessário à compreensão do mundo, do papel do professor de Geografia na Educação Básica e o sentido formativo da Educação, a qual deve promover a humanização, a autonomia e a emancipação, recuperando, portanto, a concepção de uma educação política. Embora tenhamos visto que o Projeto de Curso de Licenciatura em Geografia, a matriz curricular e as disciplinas filosóficas contemplam o que é esperado para uma formação docente de qualidade, verificamos que há um comprometimento da finalidade do Curso em função da grande distância entre o Projeto Pedagógico e o Curso em exercício, o que obstaculariza as contribuições das disciplinas filosóficas, impedindo-as de exercer seu papel no processo formativo dos estudantes.
  • DOI: 10.11606/T.48.2014.tde-08122014-125459
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2014-09-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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