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A produção de narrativa e suas potencialidades de formação na escola: dimensões teórico-metodológicas

Souza, Maria Celeste De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2021-10-28

Acesso online

  • Título:
    A produção de narrativa e suas potencialidades de formação na escola: dimensões teórico-metodológicas
  • Autor: Souza, Maria Celeste De
  • Orientador: Rezende, Neide Luzia de
  • Assuntos: Ensino; Escrita; Literatura; Narrativa; Literature; Narrative; Teaching; Writing
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O trabalho expõe os resultados da pesquisa desenvolvida com o objetivo de tratar de aspectos metodológicos que afetam o ensino de escrita e produção de textos narrativos na educação básica, considerando dois problemas principais: 1) implicações metodológicas do trabalho com os gêneros textuais do campo artístico-literário desde a adoção oficial da perspectiva enunciativo-discursiva de base dialógica consonante às teses do pensador russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) e seu Círculo nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (1998); 2) descompasso entre as inovações didáticas propostas pela Linguística Aplicada à produção de textos e as questões teórico-literárias que envolvem o trabalho com a prosa narrativa. Para tratar desses problemas estabeleceu-se um diálogo entre os princípios apresentados nos PCN e reafirmados na Base Nacional Comum Curricular BNCC (2018) e os fundamentos teóricoliterários que se formularam a partir da Narratologia e as subsequentes formulações críticas da Hermenêutica concernentes à produção de sentido e à questão da referência. O diálogo será orientado pela perspectiva hermenêutica desenvolvida por Paul Ricoeur e por aspectos da teoria da recepção do texto literário desenvolvida por Wolfgang Iser e Hans Robert Jauss. Participam do diálogo também outros estudos e teorias que tratam da função da literatura como resposta à necessidade humana de ficção e imaginação, tema que ocupa os estudos da poética desde Aristóteles. A projeção desse diálogo no campo do ensino mostra que o adequado tratamento da produção escrita de gêneros textuais do campo literário depende do consistente entrelaçamento entre teses e teorias advindas da Linguística e dos Estudos literários, pois dessa noção de complementaridade e não de uma priorização dos estudos de uma área em detrimento de outra é que se pode extrair conhecimentos suficientes à orientação do trabalho de escrita a ser realizado por crianças e jovens que deve ser tratado como possiblidade de expressão e comunicação de histórias singulares, que têm o potencial de revelar sentidos reconhecidos e desejados na experiência pessoal, coletiva e cultural. Em uma época de transformações que afetam diretamente a sobrevivência planetária e a integridade dos indivíduos, causando incertezas sobre os projetos para o presente e futuro, as aprendizagens relativas à compreensão da realidade e de si mesmo tornam-se essenciais. Por tudo isso, aprender a contar as histórias das nossas lutas e contentamentos é uma exigência, muito mais que uma simples tarefa escolar.
  • DOI: 10.11606/T.48.2021.tde-16122021-142356
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2021-10-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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