skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras de Marataízes, ES

Silva, Marcelo Scabelo da ; Campos, Carlos Roberto Pires

Ciencia & Educação, 2017-07, Vol.23 (3), p.775-793 [Periódico revisado por pares]

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras de Marataízes, ES
  • Autor: Silva, Marcelo Scabelo da ; Campos, Carlos Roberto Pires
  • Assuntos: Alfabetização científica ; Aula de campo ; Collaborative work ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Espaços não formais ; Field class ; Non formal educational settings ; Scientific literacy ; Trabalho colaborativo
  • É parte de: Ciencia & Educação, 2017-07, Vol.23 (3), p.775-793
  • Descrição: Resumo: A utilização criativa dos espaços não formais pode ajudar a romper o ensino tradicional e proporcionar, por meio de práticas interdisciplinares, no estudo do Sistema Terra, a construção de valores, conhecimentos e habilidades. As aulas de campo favorecem a compreensão da relação entre o espaço vivido e as informações obtidas em sala de aula, permitindo ao aluno maior familiaridade com aspectos físicos e naturais de sua região. O trabalho apresenta uma investigação no campo das metodologias de ensino de Ciências, que ocorreu em um espaço não formal, as falésias de Marataízes, ES. O objetivo foi destacar as aulas de campo como uma metodologia pedagógica que favorece uma leitura crítica do mundo e o trabalho colaborativo. As aulas de campo revelaram a indissociabilidade entre sujeito e objeto da aprendizagem e propiciaram oportunidades para reconhecer as relações homem/ambiente, permitindo a aquisição da consciência das transformações na natureza pelo viés da alfabetização científica.
  • Editor: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.