skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Cárie dentária e fluorose na dentição decídua de crianças residentes em município com água fluoretada

J. M. Yamashita C. A. P Carvalho; F. S Carvalho; A. C Sales-Peres; Arsênio Sales-Peres; Sílvia Helena de Carvalho Sales-Peres; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (26. 2009 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 23, p. 137, res. Plf057 , Sept. 2009. Supplement 1

São Paulo 2009

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Cárie dentária e fluorose na dentição decídua de crianças residentes em município com água fluoretada
  • Autor: J. M. Yamashita
  • C. A. P Carvalho; F. S Carvalho; A. C Sales-Peres; Arsênio Sales-Peres; Sílvia Helena de Carvalho Sales-Peres; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (26. 2009 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: CÁRIE DENTÁRIA; FLUOROSE DENTÁRIA; CRIANÇAS; FLUORAÇÃO DAS ÁGUAS
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 23, p. 137, res. Plf057 , Sept. 2009. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O conhecimento da distribuição da cárie e da fluorose dentária é fundamental, tendo em vista que a cárie ainda representa um problema de saúde pública e a fluorose é uma condição que deve ser constantemente monitorada. O objetivo deste estudo foi verificar as prevalências de cárie dentária e de fluorose em escolares de Bauru, SP e relacionar as duas condições. A amostra foi constituída por 315 crianças com idade entre 4 a 6 anos, de escolas públicas e privadas do município, que tem água de abastecimento público fluoretada. Os exames foram realizados por uma cirurgiã-dentista treinada e calibrada (kappa de 0,92 para cárie e 0,78 para fluorose). Os índices utilizados foram o ceod e o índice de Dean para cárie e fluorose, respectivamente, de acordo com os critérios propostos pela OMS. O índice comunitário de fluorose foi calculado, para verificar o seu significado em relação à saúde pública. A correlação de Spearman foi utilizada para relacionar as duas variáveis, adotando-se nível de significância de 5%. O índice ceod médio encontrado foi de 1,07 e 69,21% das crianças examinadas encontraram-se livres de cárie. A fluorose foi detectada em 10,79% das crianças e a severidade variou de muito leve a leve. O índice comunitário de fluorose apresentou valor igual a 0,1. Não houve correlação entre a cárie dentária e a fluorose (p>0,05). Na amostra estudada, foi observada baixa prevalência de cárie dentária e a fluorose não foi considerada problema de saúde pública. Apesar do
    percentual de crianças livres de cárie e de fluorose, tais condições não estiveram relacionadas
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: p. 137, res. Plf057.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.