skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Avaliação dos indicadores de risco à cárie em crianças dos municípios de Alfenas e Areado – MG

F. P. Carvalho Salete Moura Bonifácio da Silva; Daniela Rios; T. Y Kobayashi; T. M Oliveira; A. S. L Eleutério; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (27. 2010 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 24, p. 222, res. PNb099, Sept. 2010. Supplement 1

São Paulo 2010

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Avaliação dos indicadores de risco à cárie em crianças dos municípios de Alfenas e Areado – MG
  • Autor: F. P. Carvalho
  • Salete Moura Bonifácio da Silva; Daniela Rios; T. Y Kobayashi; T. M Oliveira; A. S. L Eleutério; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (27. 2010 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: FATORES DE RISCO; CÁRIE DENTÁRIA; FATORES SOCIOECONÔMICOS; CRIANÇAS
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 24, p. 222, res. PNb099, Sept. 2010. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: A identificação do risco ao desenvolvimento à cárie em criança baseia-se em informações sobre uma combinação de fatores tais como o, sóciodemográfico, a dieta, a higiene bucal e a classe social. Portanto, este trabalho, teve como objetivo analisar dados indicadores de risco à cárie de 447 crianças entre 0 a 71 meses de idade, dos Municípios de Alfenas e Areado MG, pertencentes a escolas públicas e privadas, com e sem assistência odontológica, através da aplicação de um questionário e o índice de cárie ceos (OMS/99). O teste do Qui-quadrado mostrou que o gênero masculino (p=0,0053) e a freqüência das visitas ao Cirurgião-Dentista (CD) (p=0,0000) influenciaram a experiência de cárie precoce da infância (CPI) significantemente. Porém a escovação, freqüência da escovação como do uso do fio dental, tratamento com flúor tópico, consumo de açúcar diário, uso de mamadeira durante a noite, conteúdo da mamadeira, presença de fumantes na residência e nível sócio-econômico (p=0,1366 a 0,9254), avaliados pelo mesmo teste, não tiveram influência. A Análise de Regressão Linear Múltipla, com um p=0,0000 e R2=26%, mostrou significância entre as variáveis independentes: gênero masculino (p=0,0013), freqüência de escovação (p=0,0000), uso de fio dental (p=0,0485), presença de fumante (p=0,0020) e, nível socioeconômico (p=0,0187). Com a variável dependente (CPI). Portanto, na população estudada, pode-se considerar o gênero masculino, freqüência das visitas ao CD, e escovação, uso do fio dental e, nível socioeconômico como fatores indicadores de risco significantes para CPI.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 222, res. PNb099.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.