skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Novos cenários de ensino a comunidade e o território como espaços privilegiados de formação de profissionais da saúde

Maria Paula Panúncio-Pinto Maria de Lourdes Veronese Rodrigues; Regina Célia Fiorati

Medicina Ribeirão Preto v. 48, n. 3, p. 257-264, 2015

Ribeirão Preto 2015

Localização: FMRP - Fac. Medicina de Ribeirão Preto    (pcd 2745371 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Novos cenários de ensino a comunidade e o território como espaços privilegiados de formação de profissionais da saúde
  • Autor: Maria Paula Panúncio-Pinto
  • Maria de Lourdes Veronese Rodrigues; Regina Célia Fiorati
  • Assuntos: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; POLÍTICA DE SAÚDE; SISTEMA DE SAÚDE
  • É parte de: Medicina Ribeirão Preto v. 48, n. 3, p. 257-264, 2015
  • Descrição: A necessidade de ampliar os cenários de ensino para a formação de profissionais da saúde emergiu a partir da segunda metade do século passado, do processo histórico que resultou em mudanças tanto na organização dos sistemas de saúde de diversos países, quanto na forma de pensar o ensino e a formação de profissionais para atuar na atenção à saúde. Este artigo tem os objetivos de apresentar alguns resultados de discussões ocorridas em conferências e reuniões, nas áreas de Saúde e de Educação; os aspectos sociais, políticos e administrativos da assistência a saúde; as ações conjuntas dos Ministérios da Saúde e da Educação no Brasil para consolidação das políticas de formação de recursos humanos. Pontos de destaque na compreensão da emergência de novos cenários de ensino para profissionais da saúde remetem à adequação de currículos às necessidades sociais e de saúde dos países e regiões; à aproximação ensino-serviço na formação dos profissionais de saúde; à intersetorialidade e à multidisciplinaridade, além do reconhecimento da pertinência do ensino na comunidade para a aquisição de conhecimento, competências e habilidades. As autoras comentam, ainda, sobre barreiras para o desenvolvimento do ensino na comunidade, tanto da parte de membros da universidade quanto dos serviços de saúde, e sobre a importância do “novo cenário” de ensinagem para a integração das atividades-fim da Universidade e para o desempenho do papel social das Escolas das Profissões da Saúde
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 257-264.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.