skip to main content

O campo do teatro documentário: morada possível de experiências artístico-pedagógicas

Solér, Marcos Marcelo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2015-06-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O campo do teatro documentário: morada possível de experiências artístico-pedagógicas
  • Autor: Solér, Marcos Marcelo
  • Orientador: Carvalho, Flavio Augusto Desgranges de
  • Assuntos: Ação Artística; Cinema Documentário; Pedagogia Do Teatro; Teatro Documentário; Artistic Act; Documentary Film; Documentary Theater; Theater Pedagogy
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A presente tese se apoia no estudo do campo ocupado pelo que se designa como teatro documentário, com a certeza da necessidade de trabalhar com um termo agregador, mas sem a intenção de criar rótulos ou de estabelecer uma tipologia sistemática e ordenadora. À procura de conceitos ricos em conteúdo histórico, defende-se a opção consciente por se documentar, o consequente trabalho com dados não ficcionais e a percepção por parte do espectador da natureza documentária do discurso como os princípios que norteiam as produções que de algum modo são associadas ao documental. Ainda que a existência de um termo, ligado a uma tradição e à determinadas práticas, afaste a generalização tão perniciosa quanto a criação de definições restritivas e simplificadoras, propõe-se que, no campo do teatro documentário, forças opostas coexistam, marcando a presença de vários teatros documentários. Dentre essa diversidade, os processos da Cia. Teatro Documentário foram discutidos como uma forma de corroborar a teoria construída, além de ressaltar como as práticas documentais propostas pelo grupo não dissociam o caráter estético do educacional, numa perspectiva que justifica a presença de um olhar imbuído pelos estudos em pedagogia do teatro, presente de maneira sutil ao longo de todo o trabalho.
  • DOI: 10.11606/T.27.2015.tde-24112015-104357
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2015-06-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.