skip to main content

Educação profissional técnica de nível médio no Sistema Único de Saúde e a política de formação de professores

Adriana Katia Corrêa Mara Regina Lemes de Sordi

Texto & Contexto - Enfermagem Florianópolis v. 27, n. 1, art. e2100016, 2018

Florianópolis 2018

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 2947589 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Educação profissional técnica de nível médio no Sistema Único de Saúde e a política de formação de professores
  • Autor: Adriana Katia Corrêa
  • Mara Regina Lemes de Sordi
  • Assuntos: ENSINO PROFISSIONAL E TÉCNICO; EDUCAÇÃO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ENFERMAGEM; SAÚDE; Educação Profissionalizante; Education Professional; Education; Teacher Training; Nursing; Health; Educación Profesional; Educación; Formación De Profesores; Enfermería; Salud
  • É parte de: Texto & Contexto - Enfermagem Florianópolis v. 27, n. 1, art. e2100016, 2018
  • Notas: Artigo publicado em periódico multilíngue: texto em inglês, português e espanhol. Disponível on-line
  • Descrição: Objetivo: a partir de reflexão que põe em destaque a importância da formação dos trabalhadores técnicos de nível médio em saúde/enfermagem, explicitar a necessidade de política de formação de professores para a educação profissional, incluindo a área da saúde, tendo em vista suas implicações com a sustentação do Sistema Único de Saúde como política pública. Método: estudo reflexivo. Resultados: são feitas relações e contraposições entre o atual contexto de formação dos trabalhadores técnicos de nível médio em enfermagem e a construção do Sistema Único de Saúde. Discute-se ainda que a conformação histórica da educação profissional no Brasil demarca fragilidades no que se refere à formação docente, havendo necessidade de política de formação de professores para essa modalidade de ensino, incluindo a área da saúde/enfermagem. Conclusão: considera-se que não cabem propostas únicas nem para a enfermagem nem para as demais áreas da saúde, mas alguns entendimentos político-legais, sobre o campo da formação docente na educação profissional, são fundamentais. O desafio é estruturar política que considere a docência na dimensão ético-política e as condições concretas de trabalho do professor
    Objetivo: a partir de la reflexión que resalta la importancia de la formación de los trabajadores técnicos de nivel medio en salud/enfermería, explicitar la necesidad de política de formación de profesores para la educación profesional, incluyendo el área de salud, teniendo en consideración sus implicaciones con la sustentación del Sistema Único de Saúde como política pública. Método: estudio reflexivo. Resultados: se hacen relaciones y contraposiciones entre el actual contexto de formación de los trabajadores técnicos de nivel medio en enfermería y la construcción del Sistema Único de Saúde. Se discute además que la conformación histórica de la educación profesional en Brasil demarca fragilidades en lo que se refiere a la formación docente, habiendo necesidad de política de formación de profesores para esa modalidad de enseñanza, incluyendo el área de la salud/enfermería. Conclusión: se considera que no caben propuestas únicas ni para la enfermería ni para las demás áreas de la salud, pero algunos entendimientos político-legales, sobre el campo de la formación docente en la educación profesional, son fundamentales. El desafío es estructurar política que considere la docencia en la dimensión ético-política y las condiciones concretas de trabajo del profesor
  • Editor: Florianópolis
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: art. e 2100016.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.