skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco

Rodrigues, Fernanda Fernandes dos Santos ; Pereira, Boscolli Barbosa

Educação & Formação (Fortaleza), 2016-09, Vol.1 (3), p.112-124 [Periódico revisado por pares]

Fortaleza-Ceará-Brasil: Universidade Estadual do Ceará

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco
  • Autor: Rodrigues, Fernanda Fernandes dos Santos ; Pereira, Boscolli Barbosa
  • Assuntos: ensino de ciências ; epistemologia ; formação docente ; pluralismo metodológico ; prática de ensino
  • É parte de: Educação & Formação (Fortaleza), 2016-09, Vol.1 (3), p.112-124
  • Descrição: A equivocada leitura das teorias de aprendizagem no contexto da formação de professores tem não somente banalizado seus conceitos, mas influenciado a prática docente para uma exaustiva utilização de estratégias de ensino centradas unicamente no aluno. O presente trabalho buscou conhecer as representações de licenciandos em relação às teorias de aprendizagem e como elas influenciam a prática pedagógica. A coleta de dados foi organizada em quatro situações, em ordem, a saber: i) classificação do nível de adequação das teorias de aprendizagem em relação à formulação do conceito de “gene” apresentado; ii) elaboração de plano de aula para o ensino do conceito de gene; iii) definição pessoal de educação construtivista; iv) elaboração de plano de aula, segundo a teoria construtivista, para o ensino do conceito de gene. Os resultados revelaram que a maioria dos discentes apresenta representações sobre as teorias de aprendizagem que culminam numa prática de caráter empirista.
  • Editor: Fortaleza-Ceará-Brasil: Universidade Estadual do Ceará
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.