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Relatório de análise estatística sobre o projeto "avaliação do aprendizado em semiologia"

Silvia Nagib Elian Gustavo Henrique de Araujo Pereira

São Paulo IME-USP 1999

Localização: IME - Inst. Matemática e Estatística    (IME-RAE-CEA E42r 9918 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Relatório de análise estatística sobre o projeto "avaliação do aprendizado em semiologia"
  • Autor: Silvia Nagib Elian
  • Gustavo Henrique de Araujo Pereira
  • Assuntos: ESTATÍSTICA APLICADA
  • Notas: Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/0147f555-2f13-4d57-a5f4-61b09823bfaa/1073476.pdf. Acesso em: 24 maio 2023
  • Notas Locais: RAE-CEA-9918
  • Descrição: Propedêutica clínica é uma disciplina do curso de graduação em medicina onde os alunos têm o primeiro contato com o paciente. Nessa disciplina, na Faculdade de Medicina da USP, notas de conceito são responsáveis por 60% da média final. Como essa avaliação possui um elevado grau de subjetividade, foi desenvolvido um questionário que procura dividir o conhecimento em Propedêutica Clínica em 21 questões. Um objetivo do estudo era comparar o desempenho de um grupo de alunos que são avaliados mensalmente pelo questionário com um grupo de alunos que são avaliados apenas uma vez por semestre. Verificou-se que o desempenho médio é o mesmo nos dois grupos de alunos. Desejava-se comparar também notas dadas pelo professor aos alunos com as notas dadas pelos alunos em uma auto avaliação. A conclusão nesse caso foi que a média das notas dadas pelo professor é maior que a média das notas dadas pelo aluno. Outro objetivo do estudo era comparar notas dadas antes e depois do preenchimento do questionário. Verificou-se que não há diferença entre as médias dessas notas. A última comparação de interesse era a das notas de conceito oficial, que participam da média final do aluno, com notas de conceito dadas antes e após o preenchimento do questionário. Concluiu-se que, em geral, a média das notas de conceito oficial são maiores. A primeira comparação foi feita através de testes de igualdade de médias para amostras independentes, enquanto que para as demais foram utilizados modelos de efeitos aleatórios, preservando a estrutura de dependência dos dados.
  • Editor: São Paulo IME-USP
  • Data de criação/publicação: 1999
  • Formato: 96 p.
  • Idioma: Português

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