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Repercussões do macabro no romantismo brasileiro

Schmitt, Juliana Luiza De Melo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2014-09-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Repercussões do macabro no romantismo brasileiro
  • Autor: Schmitt, Juliana Luiza De Melo
  • Orientador: Moraes, Eliane Robert
  • Assuntos: Bernardo Guimarães; Dança Macabra; Macabro; Romantismo; Bernardo Guimarães; Dance Of Death; Macabre; Romanticism
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: A tese aborda o termo macabro desde suas origens na Baixa Idade Média, partindo dessa perspectiva histórica para interrogar as repercussões da literatura e da iconografia que lhe correspondem, sobretudo no século XIX. Neste, privilegia-se em particular o Romantismo, que se alimenta do imaginário medieval para criar uma estética em grande parte voltada a uma sensibilidade da morte. Em paralelo à análise de certas manifestações artísticas europeias, investiga-se a presença do macabro e suas configurações específicas em exemplares da poesia e da prosa do Brasil oitocentista. O poema A orgia dos duendes, de Bernardo Guimarães, tem lugar especial nessa investigação, por se revelar a mais completa e singular fantasia literária de dança macabra no país.
  • DOI: 10.11606/T.8.2014.tde-29042015-181522
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2014-09-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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