skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Le progrès de la technologle du métal et les innovations céramques hellénistiques

Fleming, Maria Isabel D'Agostino

Revista de História; n. 133 (1995); 7-14

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 1995-12-30

Acesso online

  • Título:
    Le progrès de la technologle du métal et les innovations céramques hellénistiques
  • Autor: Fleming, Maria Isabel D'Agostino
  • Assuntos: Technology; Comparative Studies; Metaliurgy; Pottery; Classical Antiquity; Tecnologia; Estudos Comparados; Metalurgia; Cerâmica; Antigüidade Clássica
  • É parte de: Revista de História; n. 133 (1995); 7-14
  • Descrição: As inovações cerâmicas helenísticas são analisadas no contexto do progresso técnico na metalurgia, sobretudo, na fabricação do vasilhame de bronze de paredes mais resistentes, com relevos, produzidos com a técnica da cera perdida. O resultado foi a substituição de uma cerâmica inspirada em figuras gravadas ou aplicadas nos vasos de metal (a cerâmica com figuras vermelhas) pela cerâmica que reproduzia as cenas em relevo dos protótipos metálicos. Esta abordagem contrapõe-se aos estudos tradicionais, que partem desde simples evidências, como a maior disponibilidade da prata e do bronze, até o exame de caráter artístico e de estilo da pintura cerâmica e mural, à busca das razões da substituição da cerâmica figurada do período clássico pela cerâmica moldada em relevo, consagrada também no período romano.
    The hellenistic innovations in pottery are analysed in the context of the technical progress in metallurgy, especially in the fabrication of bronze vessels with walls which are more resistant and adorned with reliefs, produced with lhe lost wax technique. The result was lhe replacement of a pottery inspired in figures engraved or applied in the metal vessels (red figured pottery) by the pottery reproducing the relief scenes of the metallic prototypes. This approach is in contraposition to the traditional studies, which go from simple evidences, such as the larger availability of silver and bronze, to the examination of the arlistic and stylistic character of the mural and pottery painting, looking for the reasons of the replacement of the figured poltery of the classical period by the moulded relief ceramics, of great success also in the roman period.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18765/20828
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 1995-12-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Francês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.