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Violência na adolescência dentro do contexto escolar e fatores associados

Beserra, Maria Aparecida

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Enfermagem 2015-07-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Violência na adolescência dentro do contexto escolar e fatores associados
  • Autor: Beserra, Maria Aparecida
  • Orientador: Carvalho, Maria das Graças Bomfim de
  • Assuntos: Violência; Adolescente; Comportamento; Escola; Fatores De Risco; Saúde; Violence; School; Risk Factors; Health; Behavior; Adolescent
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Enfermagem EE/EERP
  • Descrição: Introdução: O problema da violência tem chamado a atenção em diversos níveis da sociedade, especialmente no ambiente escolar. A escola é um lugar que permite a observação de questões relacionadas à socialização, promoção da cidadania e expressão de atitudes e opiniões, no qual o desenvolvimento pessoal e social dos alunos deve ser estimulado. Objetivo: Analisar a violência sofrida e/ou praticada por adolescentes no contexto escolar e os fatores individuais e ambientais associados. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, no qual os dados foram coletados utilizando-se dois questionários autoaplicáveis: o primeiro continha questões sociodemográficas e comportamentais e o segundo, questões relacionadas à violência sofrida e/ou praticada dentro do contexto escolar. A mostra foi composta por 643 adolescentes, com idades entre 12 e 18 anos, matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio de escolas Estaduais da Cidade do Recife, Estado de Pernambuco, Brasil. Os dados coletados foram organizados em planilhas eletrônicas, analisados quanto às distribuições absolutas e percentuais, e analisados estatisticamente com o auxílio do programa SPSS. A existência de associação entre duas variáveis categóricas foi avaliada utilizando-se o teste estatístico Qui-quadrado ou o teste Exato de Fisher, adotando-se a margem de erro de 5%, e o grau de associação entre as variáveis foi avaliado pela razão de prevalências e o respectivo intervalo de confiança (IC 95,0%). Resultados: Na população do estudo, a prevalência da violência na condição de vítima, de agressor, e de expectador foi de 62,2%, 51,9% e 82,3% da população do estudo, respectivamente. Os indivíduos do sexo masculino foram tanto os agressores (62,2%) quanto as vítimas (68,7%) mais frequentes da violência no ambiente escolar. O tipo de agressão relatado com maior frequência, na condição de vítima e de agressor, foi a violência verbal (54,2% e 55,6%, respectivamente), seguida pela violência física (24,0% e 33,5%, respectivamente). Os principais protagonistas da violência foram os colegas de sala (96,0%), sendo que 44,6% dos agressores referiram não querer mudar os seus comportamentos, e 26,3% dos adolescentes que presenciaram a agressão apoiaram o agressor e riram da situação. A sala de aula foi o local de maior ocorrência de atos violentos, tanto praticados (49,7%) quanto sofridos (45,9%). Houve associação significativa da: (a) violência física sofrida e praticada com a faixa etária de 12-14 anos; (b) violência verbal sofrida e praticada com a faixa etária de 15-18 anos, sendo a última mais elevada em adolescentes do sexo feminino; (c) faixa etária de 15-18 anos com o consumo de álcool e de drogas ilícitas, a ideação suicida e a atividade sexual; (d) violência sofrida com a ideação suicida. Conclusões: Os resultados obtidos apontam para o fato de que o envolvimento dos adolescentes em situações de violência contribui para a adoção de outros comportamentos negativos, com reflexos em sua saúde presente e futura. O conhecimento da violência escolar associada à exposição dos adolescentes a comportamentos de risco servirão de subsídio para ações que visem o desenvolvimento de habilidades sociais saudáveis e da autoestima desta população
  • DOI: 10.11606/T.83.2015.tde-09102015-162300
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2015-07-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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