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Fonologia e vocabulário na percepção de educadoras sobre comunicação de pré-escolares

Rita de Cássia Dias Alves Débora Maria Befi Lopes

2005

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (https://doi.org/10.11606/D.8.2005.tde-20122022-114910 )(Acessar)

  • Título:
    Fonologia e vocabulário na percepção de educadoras sobre comunicação de pré-escolares
  • Autor: Rita de Cássia Dias Alves
  • Débora Maria Befi Lopes
  • Assuntos: LINGUAGEM INFANTIL; PSICOLINGUÍSTICA; FONOLOGIA; VOCABULÁRIO
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Semiótica e Lingüística geral
  • Descrição: Entre os subsistemas da linguagem, a fonologia e o léxico são aqueles que podem ser observados por qualquer pessoa do convívio da criança logo no início do desenvolvimento. No entanto, sabemos que há diferentes maneiras de se considerar a linguagem infantil e, o que parece ser uma alteração para um, pode ser considerado normal para outro. Essa pesquisa teve por objetivo verificar a influência da fonologia e do vocabulário na percepção de educadoras sobre a comunicação de pré-escolares e contou com a participação de sete educadoras e 123 crianças divididas em: G1 (42 crianças de 3;0 a 3;11 anos), G2 (40 crianças de 4;0 a 4;11 anos) e G3 (41 crianças de 5;0 a 5;11 anos). A avaliadora perguntou a cada uma das educadoras quais crianças de sua sala elas julgavam ter alguma dificuldade de comunicação e porque. Em seguida fora aplicadas as provas de fonologia (Wertzner, 2000) e de vocabulário (Befi-Lopes, 2000) em todas as crianças da sala (as citadas e as não citadas pelas educadoras). Os resultados indicaram que, para cada faixa etária, a influência da fonologia e do vocabulário na percepção das educadoras se deu de maneira diferente. Uma relação mais próxima entre Fonoaudiologia e Educação se faz importante, uma vez que notamos a necessidade de se esclarecer o que é normal e o que não é mais aceito, para cada idade, no que se refere ao desenvolvimento da fonologia e do vocabulário
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 142 p + anexos.
  • Idioma: Português

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