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Pierre Bourdieu, Edmond Goblot e a educação burguesa

Carvalho Filho, Juarez Lopes de

Política & sociedade (Florianópolis, Santa Catarina, Brazil), 2016-04, Vol.14 (31), p.180-199 [Periódico revisado por pares]

Florianopolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciencias Humanas-CFH

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  • Título:
    Pierre Bourdieu, Edmond Goblot e a educação burguesa
  • Autor: Carvalho Filho, Juarez Lopes de
  • Assuntos: Bourdieu, Pierre (1930-2002) ; Bourgeois sociology ; Classe social ; Criticism ; Cultural capital ; Culture ; Distinção ; Education ; Educational sociology ; Goblot, Edmond ; Habitus ; Middle class ; Social classes ; Sociologia da burguesia ; Sociologia da educação ; Sociological theory ; Sociology
  • É parte de: Política & sociedade (Florianópolis, Santa Catarina, Brazil), 2016-04, Vol.14 (31), p.180-199
  • Descrição: DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p180Este artigo propõe uma discussão sobre duas obras clássicas da sociologia contemporânea:A Barreira e o Nível: estudo sociológico sobre a burguesia francesa moderna (1925), de Edmond Goblot (1858-1935) e A Distinção: crítica social do julgamento (1979), de Pierre Bourdieu (1930- 2002), que contribuíram na França na elaboração de um quadro analítico para uma sociologia disposicional da burguesia e de uma sociologia da educação e da cultura, nos estudos da classe dirigente e o poder. Goblot coloca, antes de Bourdieu, os fundamentos de uma sociológica da distinção social. Se distanciando da concepção materialista de classes sociais, inaugura uma perspectiva cultural descrevendo etnograficamente os costumes da burguesia francesa. Bourdieu nessa perspectiva, mas de maneira mais sofisticada do ponto de vista do método, da análise sociológica e mobilizando campos próximos das ciências sociais (psicanálise, linguística, analise de correspondência...) rompe com os substancialismos de classe e a naturalização do habitus eos estilos de vida socialmente distintos. A lógica social da distinção não está nos critérios quantitativos (patrimônio), mas nas propriedades qualitativas (capital cultural, simbólico...) partilhadas por aqueles que são membros de um mesmo grupo social. Este artigo objetiva, além de identificar as afinidades destes dois trabalhos, demonstrar suas contribuições para a sociologia da educação e da cultura, notadamente para as pesquisas sobre as escolas da classe dirigente no Brasil.
  • Editor: Florianopolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciencias Humanas-CFH
  • Idioma: Inglês;Português

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