skip to main content

História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte

Oliveira, Kevin Lino de ; Chaves Junior, Sergio Roberto

Holos (Natal, RN), 2020-05, Vol.3 (3), p.1-19 [Periódico revisado por pares]

Natal: Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte
  • Autor: Oliveira, Kevin Lino de ; Chaves Junior, Sergio Roberto
  • Assuntos: Dissertations & theses ; Education ; ensino secundário ; estado da arte ; história da educação ; paraná ; Secondary education
  • É parte de: Holos (Natal, RN), 2020-05, Vol.3 (3), p.1-19
  • Descrição: O artigo apresenta resultados da busca sistematizada e analítica do que vem sendo produzido nos diversos programas de pós-graduação nacional acerca do ensino secundário paranaense no recorte temporal compreendido entre 1942 e 1961. Para isso, foi adotada como metodologia a Revisão Sistemática Integrativa de Literatura que privilegiou como fontes teses e dissertações disponíveis nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Banco de Teses e Dissertações da CAPES (BTD). No que diz respeito à fase de análise e interpretação dos resultados, utilizou-se a técnica de Análise Temática de Conteúdo, de acordo com as contribuições de Bardin (2011). Foram localizados inicialmente 1.027 estudos; após o processo de compilação, leitura e análise dos títulos, resumos e palavras-chave, foram pré-selecionados 44 trabalhos. Na fase final de seleção, os mesmos critérios de avaliação foram aplicados, sendo ainda aferidos sumários e partes dos trabalhos, o que resultou na escolha de 40 trabalhos. As análises possibilitaram o estabelecimento de quatro categorias temáticas: História das instituições escolares; Formação de professores; Disciplinas escolares; e Arquitetura escolar. Dentre os resultados, é possível destacar o considerável volume de investigações sobre o Ensino Secundário e Normal, em comparação às outras modalidades de Ensino de Grau Médio, assim como a expressiva quantidade de investigações acerca das instituições públicas de ensino, comparando-se às confessionais e/ou privadas.
  • Editor: Natal: Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.