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Assistente virtual mobile para o auxílio no tratamento da tuberculose

Monedeiro, Bárbara Ferreira Da Silva Souza

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto 2020-06-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Assistente virtual mobile para o auxílio no tratamento da tuberculose
  • Autor: Monedeiro, Bárbara Ferreira Da Silva Souza
  • Orientador: Ruffino Netto, Antonio
  • Assuntos: Inteligência Artificial; Tuberculose; Chatbot; Tratamento Diretamente Observado; Sistemas De Informação Em Saúde; Artificial Intelligence; Health Information Systems; Directly Observed Treatment; Tuberculosis
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Introdução - A tuberculose (TB) é um grave problema de saúde no Brasil e no mundo, atingindo principalmente países em desenvolvimento. Com o surgimento de novas tecnologias que simulam uma conversação humana, surge a possibilidade de avaliarmos o uso de um agente conversacional aplicados em diversos cenários, este trabalho propôs avaliar a utilização de um agente conversacional durante o tratamento da tuberculose. Objetivo - Desenvolver um agente conversacional para acompanhar o paciente durante o tratamento de tuberculose, visando aumentar o engajamento e o sucesso do paciente no tratamento da doença. Métodos - A etapa de levantamento de requisitos foi realizada através da aplicação de questionários a agentes de saúde que participam da aplicação da estratégia DOTS para o tratamento de tuberculose no município de Ribeirão Preto. Os dados coletados foram organizados em mapas onde pudemos observar as principais características que a aplicação deveria conter, e a matriz dos principais assuntos de interesse dos pacientes em tratamento da tuberculose. Como ferramenta para o desenvolvimento da aplicação foi utilizada o DialogFlow, especializada em criação de agentes conversacionais. Resultados - Foram analisados três principais cenários de implantação para o uso da ferramenta desenvolvida: No tratamento de tuberculose pulmonar, no tratamento de casos de Infecção Latente de Tuberculose e no cenário de educação em saúde. Nestas análises pudemos observar que a tecnologia de agentes conversacionais aplicadas a extensão de cuidados ao paciente, fornecendo acesso a informações em saúde para profissionais de saúde como para toda população, se mostrou bastante promissora. Conclusões - A análise da inserção desta tecnologia apresentou uma diversidade de aplicações diferentes e aponta um ganho significativo no que diz respeito a atenção a população e pacientes em tratamento de tuberculose.
  • DOI: 10.11606/D.17.2020.tde-25082020-092659
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2020-06-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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