skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Modulação da expressão de VEGF-C por mediador relacionado ao estresse em culturas de carcinomas espinocelulares de boca

B. M. R. Vilardi D. M. C Bravo; S. H. P Oliveira; D. G Bernabé; Denise Tostes Oliveira; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (28. 2011 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 25, p. 348, res. PNe208, Sept. 2011. Supplement 1

São Paulo 2011

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Modulação da expressão de VEGF-C por mediador relacionado ao estresse em culturas de carcinomas espinocelulares de boca
  • Autor: B. M. R. Vilardi
  • D. M. C Bravo; S. H. P Oliveira; D. G Bernabé; Denise Tostes Oliveira; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (28. 2011 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS; ESTRESSE
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 25, p. 348, res. PNe208, Sept. 2011. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O estímulo da angiogênese tumoral parece ser um dos mecanismos pelo qual os mediadores do estresse influenciam o crescimento e a progressão tumoral. Os receptores beta-adrenérgicos e sua expressiva resposta ao estímulo da norepinefrina foram identificados em várias linhagens de células tumorais, incluindo o carcinoma espinocelular de boca. O objetivo deste estudo foi investigar a influência da norepinefrina na expressão do fator de crescimento endotelial vascular do tipo C (VEGF-C) em cultura de células de carcinoma espinocelular de boca que continham beta-receptores. As linhagens celulares (SCC-9 e SCC-25) foram estimuladas com norepinefrina em diferentes concentrações (0,1; 1 e 10 μM) e com 1 μM de propranolol, sendo analisadas após 1, 6 e 24 horas. A expressão gênica e proteica de VEGF-C foram avaliadas por qPCR e por ELISA. Os dados dos experimentos foram submetidos à análise de variância, considerando o nível de significância de 5% (p≤0,05). A produção de RNAm para VEGF-C teve um comportamento irregular, com tendências a variações da expressão gênica (aumento e inibição). A dosagem proteica nos sobrenadantes das cultuas de células malignas não refletiu a expressão gênico de VEGF-C. Somente na linhagem SCC-25 ocorreu uma inibição significativa da produção de VEGF-C pelas células neoplásicas no ensaio de 24 horas após o estímulo com 10μM de norepinefrina. Estes resultados sugerem que o mediador do estresse, norepinefrina, não influenciou, in vitro, a produção do fator linfangiogênico VEGF-C nas células de carcinomas espinocelulares humanos de boca
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 348, res. PNe208.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.