skip to main content

"Avaliação inter-observador da aplicação da sinuscopia virtual, comparada com as imagens obtidas por meio da tomografia computadorizada helicoidal, nos comprometimentos sinusais"

Freitas, Aurea Do Carmo Pêpe Agulha De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia 2005-04-18

Acesso online

  • Título:
    "Avaliação inter-observador da aplicação da sinuscopia virtual, comparada com as imagens obtidas por meio da tomografia computadorizada helicoidal, nos comprometimentos sinusais"
  • Autor: Freitas, Aurea Do Carmo Pêpe Agulha De
  • Orientador: Pereira, Marlene Fenyo Soeiro de Matos
  • Assuntos: Comprometimento Sinusal; Tomografia Computadorizada Helicoidal; Sinuscopia Virtual; Seio Maxilar; Imaginologia; Maxillary Sinus; Imaginology; Sinusal Compromise; Helical Computerized Tomography; Virtual Sinuscopy
  • Descrição: Objetivo: Comparar as imagens obtidas por meio da sinuscopia virtual com aquelas adquiridas por meio da tomografia computadorizada helicoidal, quando da interpretação dos comprometimentos sinusais, considerando as opiniões dos médicos otorrinolaringologistas e radiologistas odontológicos, com a finalidade de validação do método da sinuscopia virtual. Métodos: Foram utilizadas informações obtidas por meio da observação de imagens de 20 casos pertencentes ao arquivo docente, da Unidade de Imagens Dento-Maxilo-Facial da Clínica Felix Boada, em Caracas-Venezuela. Os referidos casos apresentaram imagens adquiridas por meio da tomografia computadorizada helicoidal e imagens obtidas por meio da sinuscopia virtual. As imagens foram analisadas por 2 grupos de observadores, 10 médicos otorrinolaringologistas e 10 radiologistas odontológicos, que responderam a um questionário previamente elaborado. Resultados: Os resultados foram avaliados pelos testes estatísticos de média aritmética, mediana, desvio padrão, análise de médias, percentuais globais, teste não–paramétrico de Kruskal-Wallis e teste não-paramétrico de Wilcoxon. Conclusões: Para os médicos otorrinolaringologistas e radiologistas odontológicos faz-se importante, a associação das imagens obtidas por meio da sinuscopia virtual com as imagens axiais obtidas por meio da tomografia computadorizada helicoidal na interpretação de um comprometimento sinusal. Os radiologistas odontológicos acharam que as imagens axiais obtidas por meio da tomografia computadorizada helicoidal já eram esclarecedoras, na avaliação dos casos, embora também recomendassem a sinuscopia virtual. Nos casos considerados fáceis, a aplicação da sinuscopia virtual foi evidente, porém nos casos difíceis não contribuiu. A sinuscopia virtual isoladamente não oferece condições para a conclusão do diagnóstico de uma afecção sinusal.
  • DOI: 10.11606/T.23.2005.tde-06062005-113501
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia
  • Data de criação/publicação: 2005-04-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.