skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

As ações do(a) professor(a) no ensino fundamental I ao aplicar uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI)

Lucélia Aparecida Letta Lúcia Helena Sasseron

2014

Localização: FE - Faculdade de Educação    (375.21 L651a ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    As ações do(a) professor(a) no ensino fundamental I ao aplicar uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI)
  • Autor: Lucélia Aparecida Letta
  • Lúcia Helena Sasseron
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO); ARGUMENTAÇÃO; Ações Do(A) Professor(A); Sequência De Ensino Investigativo
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho de pesquisa apresenta um estudo qualitativo sobre as ações do(a) professor(a) em aulas de Ciências do Ensino Fundamental I ao aplicar uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) (CARVALHO, 2011). Entendemos que as ações do(a) professor(a) são processos de diferentes estratégias pedagógicas e científicas em aulas investigativas ao aplicar uma SEI. Os dados utilizados para este estudo foram os mesmos dados coletados e utilizados por Sasseron (2008), constituídos por vídeos de aulas gravadas na íntegra e transcrições de falas, tanto do professor(a) quanto dos alunos, ao longo da implementação da SEI - "Navegação e Meio Ambiente". Sasseron propôs com essa pesquisa, os eixos estruturantes de Alfabetização Científica (AC) e os indicadores de Alfabetização Científica se debruçando sobre as interações discursivas entre professor e alunos com enfoque voltado para construção dos argumentos pelos alunos. Complementando tal itinerário de pesquisa, este trabalho analisou aulas desta SEI verificando essas interações e as ações do professor(a) nessas aulas. Os dados foram reanalisados e, para tanto, iniciamos os estudos de referenciais que discutem a interação discursiva em sala de aula, a Sequência de Ensino Investigativa (SEI), Argumentação em sala de aula de Ciências e Ações docentes. Este trabalho de pesquisa permitiu evidenciar que o(a) professor(a) desenvolve, para diferentes situações de aulas investigativas, ações características e integradoras tanto da área pedagógica quanto da área científica. Estas ações foram constituintes de uma proposição do que chamamos de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (EECI): um quadro matriz de categorias de Ações do(a) Professor(a) em aulas investigativas. (CONTINUA)
    (CONTINUAÇÃO) As categorias presentes e definidas no quadro matriz foram construídas a partir das análises de cada aula, dando-nos evidências bastantes substanciais das ações do(a) professor(a) que contribuíram no processo de argumentação e no desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC) dos alunos apresentados por Sasseron (2008) em seu trabalho.
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: 150 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.