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A mediação cultural como ferramenta de comunicação nos museus de ciências

Joana Braga Giulia Crippa; Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) (12. 2011 Brasília)

Brasília, 2011

Brasília 2011

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (pcd 2263540 estantes deslizantes ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    A mediação cultural como ferramenta de comunicação nos museus de ciências
  • Autor: Joana Braga
  • Giulia Crippa; Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) (12. 2011 Brasília)
  • Assuntos: MEDIAÇÃO CULTURAL; MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA; COMUNICAÇÃO; Apropriação Da Informação; Divulgação Científica; Educação Não Formal; Mediação; Museus De Ciências; Appropriation Of Information; Mediation; Museums Of Science; Non-Formal Education; Science Communication
  • É parte de: Brasília, 2011
  • Descrição: Os museus de ciências são reconhecidos por seu caráter educativo e por sua contribuição ao desenvolvimento sociocultural da sociedade por meio da divulgação científica. No ambiente universitário, os museus assumem atividades de extensão. Nessas atividades, eles se responsabilizam por compartilhar o ensino e a pesquisa com a comunidade. Nesse contexto, esta dissertação aborda a noção da mediação como elemento essencial para a experiência do visitante no museu. A mediação é diretamente responsável pela apropriação da informação que pode ocorrer nesses espaços. É a partir dela que o visitante estabelece conexões e reflexões que estimulam o desenvolvimento de seu pensamento crítico. Na Universidade de São Paulo foram selecionados dois museus de Ciências - o Museu de Anatomia Veterinária Dr. Plínio Pinto e Silva e a Estação Ciência - para que fossem observadas as mediações neles existentes, distinguidas entre mediação humana e mediação por dispositivos não humanos. Foram aplicados questionários junto ao público visitante, majoritariamente composto de estudantes. Também foram entrevistados professores e profissionais dos museus. Constatou-se que a mediação é um conceito de entendimento variado para os profissionais e que se molda na prática das visitas. Ela está presente nos museus através do mediador humano e também de dispositivos não humanos, com destaque para aqueles concebidos para estimular a interatividade do museu. Além disso, foram observados o papel da visita sob o olhar do professor e a necessidade de que ele assuma um papel ativo nessa atividade. Diante das propostas das instituições escolhidas, constatou-se uma busca pelo equilíbrio da mediação, isto é, o uso das duas formas de maneira a propiciar ao visitante as condições para a apropriação da informação e sociabilidade.
  • Editor: Brasília
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 1022-1027.
  • Idioma: Português

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