skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

De um código de ética médica para um código de bioética; From a medical ethics rules to a bioethics code

Cohen, Claudio; Ferraz, Flávio Carvalho

Saúde Ética & Justiça ; v. 2 n. 1 (1997); 90-95

Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho. 2017-05-16

Acesso online

  • Título:
    De um código de ética médica para um código de bioética; From a medical ethics rules to a bioethics code
  • Autor: Cohen, Claudio; Ferraz, Flávio Carvalho
  • Assuntos: Bioethics; Ethics; Medical; Principle Of Autonomy; Human Rights; Bioética; Ética Médica; Direitos Humanos; Princípios Morais
  • É parte de: Saúde Ética & Justiça ; v. 2 n. 1 (1997); 90-95
  • Descrição: O trabalho analisa brevemente o Código de Ética Médica brasileiro em vigência, sugerindo em seguida um Código de Princípios de Ética, baseado em princípios e não em regras. Ainda que o conceito "Princípio" seja mais vago e mais abstrato do que o de "regra", ele é, por outro lado, mais estável e mais amplo. Considerando a saúde como definida em termos de bem estar biopsicossocial, e não apenas como ausência de doença, o trabalho propõe um código de princípios para toda a área da saúde - e não só para a Medicina - que leve em conta os princípios básicos da Bioética: o respeito pelo ser humano; a liberdade e a autonomia da pessoa; e a beneficência relacionada à qualidade de vida e à utilidade do ato médico. Por fim, propõe que as questões de regulamentação das profissões de saúde subordinem-se a este código maior de princípios, cabendo aos conselhos de cada profissão específica a tarefa de normatizar e fiscalizar o exercício profissional de seus filiados.
    This paper briefly analyses the Brazilian Code of Medical Ethics and also suggests a Code of Medical Ethics Principles, that would not be a code of rules but rather a code of principles. Although principles are more vaguer abstract than rules, they are more stable and less limited. Considering also that health is defined as a biopsychosocial well being and not only as the absence of illness, this paper purposes a code of principles for the health area, taking into account the principles of Bioethics: respect for the human being, the individual's freedom and autonomy, benefits related to quality of life and the usefulness of medical acts.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/132548/128641
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.
  • Data de criação/publicação: 2017-05-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.