skip to main content

Fotointerpretação de bacias e de redes de drenagem de três séries de solos da Fazenda Ipanema município de Araçoiaba da Serra (S. P.)

Fadel, Hermes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 1972-10-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Fotointerpretação de bacias e de redes de drenagem de três séries de solos da Fazenda Ipanema município de Araçoiaba da Serra (S. P.)
  • Autor: Fadel, Hermes
  • Orientador: França, Geraldo Victorino de
  • Assuntos: Bacia Hidrográfica; Drenagem; Fotointerpretação; Redes De; Solos
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho foi realizado com a finalidade de estudar, por meio de fotografias aéreas, a significância das diferenças na composição e nas características do padrão de drenagem de alguns solos da Fazenda Ipanema, pertencente ao Ministério da Agricultura e localizada no município de Araçoiaba da Serra - S. P. A área que serviu de base para o presente estudo situa-se na Depressão Paleozóica, na Grande Região Sul do Brasil. O clima dessa área é do tipo mesotérmico úmido. Dos solos dessa área, identificados e mapeados ao nível de série, foram escolhidas três unidades geneticamente diferentes e com características morfológicas, físicas e químicas distintas, representando duas formações geológicas: série Araçoiaba, originária de rochas pré-cambrianas; série Varnhagen originária de sedimentos arenosos do grupo Tubarão e série Realengo, desenvolvida sobre sedimentos argilosos desta última formação. Para representar cada unidade de solo, foram selecionadas três bacias de 3ª ordem levando em conta os princípios de semelhança geométrica e de semelhança de solos, a partir das quais foi feita a análise da composição e das características dos respectivos padrões de drenagem. A comparação dos resultados obtidos nas três séries de solos permitiu chegar às seguintes conclusões gerais: a) tanto as características das bacias hidrográficas como, e principalmente, as características da rede de drenagem, dependem da natureza dos solos; b) a análise e a interpretação da composição e das características do padrão de drenagem forneceram indícios suficientes para a distinção entre os solos estudados, os quais deverão figurar entre os elementos a serem utilizados em trabalhos de fotointerpretação aplicada a solos; c) dentre as características quantitativas das redes de drenagem, as que melhor evidenciaram as diferenças entre os solos estudados, foram: a razão de ramificação, a razão de comprimento médio e a razão de comprimento total, a frequência de rios e a densidade de drenagem de bacias hidrográficas, a razão de textura média e a densidade de drenagem de amostras circulares; d) o tipo e as características descritivas do padrão de drenagem, embora também forneçam informações úteis, são menos seguros que os índices quantitativos; e) observou-se uma correlação linear altamente significativa entre a razão de textura média e a densidade de drenagem de amostras circulares; f) observou-se também uma correlação linear bastante significativa tanto entre a razão de textura e a frequência de rios, como entre a razão de textura e a densidade de drenagem, características estas determinadas em bacias hidrográficas.
  • DOI: 10.11606/D.11.1972.tde-20240301-154506
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Data de criação/publicação: 1972-10-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.