skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Estudo de cárie dentária associado às condições socioeconômicas, em escolares

T. C. Silva C. A. P Carvalho; F. S Carvalho; André Carvalho Sales-Peres; Arsênio Sales Peres; Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (26. 2009 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 23, p. 60, res. Plb056, Sept. 2009. Supplement 1

São Paulo 2009

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Estudo de cárie dentária associado às condições socioeconômicas, em escolares
  • Autor: T. C. Silva
  • C. A. P Carvalho; F. S Carvalho; André Carvalho Sales-Peres; Arsênio Sales Peres; Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (26. 2009 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: CÁRIE DENTÁRIA (PREVALÊNCIA); SAÚDE BUCAL; CRIANÇAS; FATORES SOCIOECONÔMICOS
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 23, p. 60, res. Plb056, Sept. 2009. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: A influência de fatores sociais e econômicos tem sido demonstrada como importante determinante das condições de saúde bucal. O propósito deste estudo foi conhecer a prevalência de cárie dentária e verificar sua associação com condições socioeconômicas em crianças com idade entre 4 a 6 anos, em Bauru, SP. Uma única examinadora (kappa=0,92) realizou o exame bucal em 315 crianças e o ceod foi o índice utilizado, seguindo os critérios da OMS. Os pais responderam a um questionário que permitiu identificar as condições socioeconômicas da família, determinadas pelas seguintes variáveis: tipo de escola frequentada pela criança, número de residentes no domicílio, posse de automóvel, renda familiar, ajuda financeira e grau de escolaridade dos pais. A associação entre a cárie dentária e as variáveis socioeconômicas foi feita por meio do teste do qui-quadrado, com nível de significância de 5%. A prevalência de cárie foi de 30,79% e o índice ceod médio foi igual a 1,07. Diferenças estatisticamente significativas foram encontradas entre as variáveis avaliadas e a prevalência de cárie (p<0,05), sendo que maior experiência de cárie foi observada em crianças de escolas públicas, pertencentes às famílias com menor renda familiar, sem posse de automóvel e com menor escolaridade dos pais. A prevalência de cárie dentária na amostra estudada foi baixa. No entanto, observou-se que crianças pertencentes a famílias com melhores condições socioeconômicas apresentaram
    melhores condições de saúde bucal
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: p. 60, res. Plb056.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.