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Diferenças na atenção visual e na atitude em relação a diferentes tipos de anúncio: um estudo sobre o impacto do gênero e do envolvimento

Boscolo, Juliana Cristina

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto 2017-12-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Diferenças na atenção visual e na atitude em relação a diferentes tipos de anúncio: um estudo sobre o impacto do gênero e do envolvimento
  • Autor: Boscolo, Juliana Cristina
  • Orientador: Oliveira, Jorge Henrique Caldeira de
  • Assuntos: Atenção Visual; Tipos De Anúncio; Envolvimento; Diferença Entre Gêneros; Atitude Em Relação Ao Anúncio; Envolviment; Attitudes Toward Ads; Gender Differences; Types Of Ads; Visual Attention
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Devido ao alto número de propagandas que um consumidor é exposto em um único dia, torna-se fundamental que as empresas produzam anúncios que atinjam de forma efetiva seu público-alvo. Um anúncio precisa chamar a atenção de uma pessoa e, ainda, impactar em suas atitudes. Ressalta-se que fatores como gênero e nível de envolvimento do consumidor são variáveis que impactam na atenção dedicada a um anúncio e nas ações posteriores a este. Ainda, a forma como o anúncio é elaborado, ou seja, o tipo de anúncio, pode interferir nas reações dos consumidores. Este estudo teve por objetivo identificar como diferentes tipos de anúncio, sejam estes direcionados ao público masculino, feminino ou neutros impactam na atenção visual e nas atitudes em relação a estes anúncios e, também, como o gênero e o nível de envolvimento influenciam nessa relação. Através de um pré-teste, foram selecionadas seis imagens para compor o estudo. Através de um experimento, os participantes foram divididos em três grupos e submetidos a visualização de um dos tipos de anúncio escolhido. A coleta de dados foi dada por meio do eye-tracking e de questionários e os dados foram analisados por meio da análise fatorial, testes de hipótese e complementados com estatística descritiva. Foi identificado que o tipo de anúncio impacta na atenção visual e nas atitudes em relação ao anúncio. Em relação às variáveis moderadoras do estudo, foi visto que o gênero impacta apenas nas respostas dos anúncios considerados masculinos e que, de forma mais evidente, o nível de envolvimento impacta nas respostas dos anúncios, principalmente nas atitudes em relação ao anúncio
  • DOI: 10.11606/D.96.2018.tde-28032018-144407
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2017-12-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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