skip to main content

Entre o formal e o intuitivo: atitudes dos estudantes em atividades de investigação matemática sobre pontos notáveis de triângulos

Amorim, Arlis Dos Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística 2022-12-01

Acceso en línea. La biblioteca tiene también copias físicas.

  • Título:
    Entre o formal e o intuitivo: atitudes dos estudantes em atividades de investigação matemática sobre pontos notáveis de triângulos
  • Autor: Amorim, Arlis Dos Santos
  • Orientador: Brolezzi, Antonio Carlos
  • Materias: Atitudes; Investigação Matemática; Intuitivo; Pontos Notáveis De Um Triângulo; Geometria; Geogebra; Formal; Formal Learning; Intuitive Learning; Attitudes; Mathematical Investigation; Notable Points Of Triangle; Geometry
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descripción: Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as consequências pedagógicas do uso do Geogebra no processo de ensino e aprendizagem dos pontos notáveis de um triângulo em atividades de investigação matemática.. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizando uma pesquisa bibliográfica e uma análise de sequência de atividades, buscamos responder Quais são os impactos que uma sequência didática, constituída a partir dos pressupostos do processo investigativo, provoca nas atitudes dos estudantes em relação à matemática?. A sequência didática foi aplicada em três turmas de nono ano de uma escola da rede privada da zona sul de São Paulo. Cada turma era composta por 34 alunos, em média, e a pesquisa de campo foi realizada no período de 13 de outubro a 03 de novembro de 2021, percorrendo 6 aulas de 70 minutos. A partir da análise das construções, inferências feitas pelos discentes e das observações realizadas pelo pesquisador, foi possível concluir que a utilização do programa geogebra a uma sequência didática pautada em pressupostos investigativos, gerou um engajamento na construção dos conceitos acerca dos pontos notáveis dos triângulos e, além disso, percebemos indícios relacionados às mudanças na concepção/atitudes em relação ao ensino e aprendizagem.
  • DOI: 10.11606/D.45.2022.tde-27012023-114625
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística
  • Fecha de creación: 2022-12-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere