skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Information and Communication Technologies in higher education : An analysis of the variables that influence its adoption/ Tecnologias da informacao e comunicacao como inovacao no ensino superior presencial: uma analise das variaveis que influenciam na sua adocao

Caliari, Ketter Valeria Zuchi ; Zilber, Moises Ary ; Perez, Gilberto

Revista de gestão, 2017-07, Vol.24 (3), p.247 [Periódico revisado por pares]

Faculdade de Economia, Administracao e Contabilidade - FEA-USP

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Information and Communication Technologies in higher education : An analysis of the variables that influence its adoption/ Tecnologias da informacao e comunicacao como inovacao no ensino superior presencial: uma analise das variaveis que influenciam na sua adocao
  • Autor: Caliari, Ketter Valeria Zuchi ; Zilber, Moises Ary ; Perez, Gilberto
  • Assuntos: Case studies ; Education ; Online education ; Strategic planning (Business) ; Technology application
  • É parte de: Revista de gestão, 2017-07, Vol.24 (3), p.247
  • Descrição: Information technology, once used only as a distance learning modality, is increasingly present in face-to-face teaching, making it hybrid. Research on the variables that influence the adoption of these technological innovations by students, identifying the relationship between these variables can contribute to the creation of more effective teaching and management strategies in higher education institutions. The aim of this article was to identify the variables that contribute to technological innovation in the virtual learning environment--AVA / Webaula, taking into account the aspects that may contribute to its adoption as a tool to support higher education in person. The study used Rogers's Theory of Diffusion and Adoption of Innovation (1983), improved by Moore and Benbasat (1991) and contextualized by Perez (2006) as a theoretical basis. The research was exploratory, bibliographical and empirical. We conducted a case study with 122 students from the Administration and Law courses of Faculdade Estacio de Vila Velha. We collected data through a questionnaire with 25 closed questions and the model structured in SPSS software. The research concluded that the variables relative advantage, image, compatibility, demonstration of results affected significantly in the adoption / use of Webaula. [C] 2017 Departamento de Administracao, Faculdade de Economia, Administracao e Contabilidade da Universidade de Sao Paulo--FEA/USP. Published by Elsevier Editora Ltda. This is an open access article under the CC BY-NC-ND license ( Keywords: Innovation; Information technology; Distance learning As tecnologias da informacao, antes usadas apenas na modalidade de ensino a distancia (EAD), estao cada vez mais presentes no ensino presencial e o tornaram hibrido. Pesquisar sobre as variaveis que influenciam a adocao dessas inovacoes tecnologicas por parte dos alunos e identificar a relacao existente entre essas variaveis pode contribuir para a criacao de estrategias de ensino e gestao mais eficazes nas instituicoes de ensino superior. Diante disso, o artigo teve como objetivo geral identificar as variaveis que contribuem para a inovacao tecnologica no ambiente virtual de aprendizagem--AVA/Webaula--e levou em consideracao os aspectos que podem contribuir para a sua adocao como ferramenta de apoio ao ensino superior presencial. O estudo usou como base teorica a Teoria da Difusao e Adocao da Inovacao de Rogers (1983), aprimorada por Moore e Benbasat (1991) e contextualizada por Perez (2006). A pesquisa teve carater exploratorio, bibliografico e empirico. Um estudo de caso foi feito com 122 alunos dos cursos de Administracao e Direito da Faculdade Estacio de Vila Velha (ES). Os dados foram coletados atraves de um questionario com 25 perguntas fechadas e o modelo estruturado no software SPSS. A pesquisa concluiu que as variaveis vantagem relativa, imagem, compatibilidade e demonstracao de resultados afetaram significativamente na adocao/uso da Webaula. [c] 2017 Departamento de Administracao, Faculdade de Economia, Administracao e Contabilidade da Universidade de Sao Paulo--FEA/USP. Published by Elsevier Editora Ltda. This is an open access article under the CC BY-NC-ND license ( Palavras-chave: Inovacao; Tecnologias da informacao e comunicacao; Ensino presencial
  • Editor: Faculdade de Economia, Administracao e Contabilidade - FEA-USP
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.