skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Ideias educacionais de docentes em escolas estaduais paulistas

Torquato, Maria Socorro Gonçalves

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2015-11-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ideias educacionais de docentes em escolas estaduais paulistas
  • Autor: Torquato, Maria Socorro Gonçalves
  • Orientador: Ghanem Junior, Elie George Guimaraes
  • Assuntos: Professores(As); Socialização; Ideias Educacionais; Política Educacional; Reforma Educacional; Socialization; Educational Ideas; Educational Reform; Educational Policy; Teacher(S)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese decorre do seguinte problema de pesquisa: qual a importância das ideias de docentes sobre educação em sua adesão a reformas educacionais? A hipótese levantada foi a de que o(a) docente de ensino fundamental em escolas estaduais de São Paulo resiste às reformas, entre outros fatores, porque suas ideias sobre educação entram em conflito com as ideias que orientam estas reformas. Dada a complexidade do problema e da hipótese levantada, bem como o prazo para realizar a pesquisa, priorizou-se oferecer uma contribuição parcial ao enfrentamento do problema, concentrando-se em explicitar como variam as ideias sobre educação nas quais se baseia a prática profissional docente, segundo um conjunto de características. Como procedimento metodológico, foi realizado o estudo de caso em duas escolas estaduais (centro e periferia) paulistas e abordando-se doze docentes em cada uma. Empregou-se o instrumental teórico-conceitual e metodológico de investigação construído por Maurice Tardif e colaboradores, assim como o de Bernard Lahire. Verificou-se que as ideias docentes estão fundadas no modelo de escola clássica humanista de base científica em que o magistério foi formado e que o professorado resiste às práticas contrárias a esse modelo.
  • DOI: 10.11606/T.48.2016.tde-05042016-132015
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2015-11-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.