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Determinação da capacidade de carga última de estaca cravada em ensaio de carregamento dinâmico de energia crescente
Aoki, Nelson
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 1997-11-07
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Título:
Determinação da capacidade de carga última de estaca cravada em ensaio de carregamento dinâmico de energia crescente
Autor:
Aoki, Nelson
Orientador:
Cintra, José Carlos Angelo
Assuntos:
Carga Última
;
Estaca Cravada
;
Energia Crescente
;
Energia Complementar
;
Carregamento Dinâmico
;
Dynamic Loading
;
Driven Piles
;
Complementary Energy
;
Increasing Energy Blows
;
Ultimate Bearing Capacity
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Esta tese aplica o conceito de energia complementar para a determinação da capacidade de carga última de estaca cravada no ensaio de carregamento dinâmico de energia crescente. O ensaio de carregamento dinâmico com impactos de energia constante só permite obter a resistência estática mobilizada do modelo de CASE ou de SMITH com base na teoria da equação da onda e no Pile Driving Analyzer. A aplicação de impactos de energia crescente mostra que a curva de resistência estática - deslocamento dinâmico apresenta: a) trecho linear crescente seguido de trecho que se curva até que a tangente se torna vertical ou b) trecho crescente quase linear até um pico de resistência, seguido de uma curva de descarga até um determinado valor que corresponde à tangente vertical ou, c) trecho linear crescente seguido de trecho curvo cuja tangente não se verticaliza e onde a resistência volta a crescer. A ruptura do sistema estaca - maciço de solos é caracterizada pela energia complementar que passa em um máximo sempre que a resistência mobilizada atinge um pico. No pós-ruptura o excesso de energia aplicada e o excesso de trabalho das forças de amortecimento do impacto, em relação ao pico máximo, crescem linearmente com o nível de energia cinética aplicada.
DOI:
10.11606/T.18.2018.tde-04042018-084455
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
Data de criação/publicação:
1997-11-07
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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