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Intervenção psicossocial entre Indígenas Guarani na cidade de São Paulo uma discussão metodológica

Leila Salomão de la Plata Cury Tardivo Congresso Brasileiro de Psicologiaa: Ciência e Profissão (2. 2006 São Paulo)

São Paulo: Conselho Federal de Psicologia, 2006 Resumos

São Paulo Conselho Federal Psicologia 2006

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Resumo digitado (AM=TLe/104) ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Intervenção psicossocial entre Indígenas Guarani na cidade de São Paulo uma discussão metodológica
  • Autor: Leila Salomão de la Plata Cury Tardivo
  • Congresso Brasileiro de Psicologiaa: Ciência e Profissão (2. 2006 São Paulo)
  • Assuntos: GUARANI; TERAPÊUTICA; CULTURA INDÍGENA
  • É parte de: São Paulo: Conselho Federal de Psicologia, 2006 Resumos
  • Descrição: A presente dicussão refere-se a uma reflexão da metodologia utilizada em uma intervenção psicossocial junto a grupos indígenas de aldeias urbanas localizadas em São Paulo, essencialmente da etnia Guarani. Tal intervenção faz parte de um programa de atendimento psicológico realizado com moradores de duas aldeias indígenas do extremo sul da cidade de São Paulo. Com o objetivo de resgatar as tradições e o respeito dos índios guarani enquanto cidadãos e seres participativos, procurou-se realizar oficinas de pintura, fotografia e vídeo. As oficinas iniciaram em 2004, na aldeia Krucutu e foram muito procuradas pelos jovens. Os próprios moradores realizavam as fotos e filmagens, que eram posteriormente discutidas por todos, possuindo assim um objetivo ao mesmo tempo pedagógico e terapêutico. Como resultado das oficinas foi produzido um vídeo chamado "Um dia na aldeia", no qual é enfatizada a manutenção das referências culturais do grupo, apesar da pobreza e da violência as quais estão expostos. Além disso, os índios participantes das oficinas devem atuar como multiplicadores e realizar as atividades com outros moradores. Tal metodologia, que inclui observação participante, oficinas de fotos e vídeo e interpretação de desenhos possiblitou a participação ativa dos indígenas no processo pedagógico e terapêutico, promovendo a valorização de sua cultura e sua afirmação enquanto cidadãos e grupo socialmente ativo, mostrando aos profissionais do programa em que precisam e querem ser ajudados.
  • Editor: São Paulo Conselho Federal Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: p. 1.
  • Idioma: Português

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