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Produção de maquete museal para divulgação de uma pesquisa do Instituto de Química de São Carlos e avaliação da motivação para o aprendizado em Química

Steola, Ana Carolina Da Silva

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química de São Carlos 2019-05-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Produção de maquete museal para divulgação de uma pesquisa do Instituto de Química de São Carlos e avaliação da motivação para o aprendizado em Química
  • Autor: Steola, Ana Carolina Da Silva
  • Orientador: Kasseboehmer, Ana Claudia
  • Assuntos: Museus; Divulgação Científica; Motivação; Química; Natureza Da Ciência; Nature Of Science; Chemistry; Museums; Motivation; Scientific Publications
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Edição revisada - original em acervo restrito
  • Descrição: Os Museus e Centros de Ciências nas últimas décadas vêm ganhando espaço dentro dos debates científicos e novas estratégias para atrair o público que os visita têm sido elaboradas. Nesse contexto, a divulgação científica vem se mostrando de grande importância e aliada para aproximar a ciência do público. O presente trabalho tem por objetivo avaliar como uma exposição, contendo uma maquete interativa, referente a uma pesquisa do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo, pode motivar alunos de Ensino Médio a aprender Ciência. Segundo a Teoria da Autodeterminação proposta por Edward L. Deci e Richard M. Ryan em 1980, o indivíduo desenvolve a motivação intrínseca por meio de três necessidades psicológicas básicas: autonomia, competência e pertencimento. Tais necessidades podem sofrer várias influências externas. A fim de incentivar estas três necessidades, foi elaborada uma maquete interativa de Química, na qual o público interage e aprende com os objetos, para compor uma exposição museal. Para a coleta dos dados, foi realizada a triangulação metodológica com a combinação de estratégias quantitativas e qualitativas. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário Intrinsic Motivation Inventory com escala Likert contendo cinco fatores que influenciam a motivação intrínseca: interesse, percepção de competência, esforço, valor, pressão e percepção de escolha, uma entrevista semiestruturada e observação. A pesquisa foi desenvolvida com 250 estudantes do ensino médio de escolas públicas das cidades de São Carlos e Ibaté que visitaram a exposição montada na Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos. A análise dos resultados permitiu verificar que o professor é um importante agente na motivação, no aprendizado e no interesse dos estudantes por Química. Os resultados também mostram a importância da universidade dentro da divulgação científica e sua responsabilidade para a motivação dos estudantes.
  • DOI: 10.11606/D.75.2019.tde-04092019-100217
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2019-05-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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