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Pedagogia deliberativa, linguagem e poder: emancipação e transformação social na educação pelo viés da teoria crítica

Michele Salles El Kadri ; Molinari, Andressa Cristina ; Samantha Mancini Ramos

Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2019-12, Vol.14 (esp 4), p.2088 [Periódico revisado por pares]

Araraquara: Universidade Estadual Paulista - UNESP Araraquara

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  • Título:
    Pedagogia deliberativa, linguagem e poder: emancipação e transformação social na educação pelo viés da teoria crítica
  • Autor: Michele Salles El Kadri ; Molinari, Andressa Cristina ; Samantha Mancini Ramos
  • Assuntos: Adorno, Theodor Wiesengrund (1903-1969) ; Argumentação ; Critical theory ; Deliberação ; Discourse Analysis ; Linguagem ; Pedagogy ; Principals ; Práticas Educacionais ; Teoria crítica
  • É parte de: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2019-12, Vol.14 (esp 4), p.2088
  • Descrição: Concebendo a linguagem como meio de dominação e de força social, que legitima as relações de poder estabelecidas institucionalmente, neste texto, objetivamos apresentar a pedagogia deliberativa como uma possibilidade presente para educar para a emancipação, e se opor à semiformação imposta pela indústria cultural em contexto educacional. Baseamo-nos na perspectiva da teoria crítica (ADORNO, 1995; MAAR, 2003), dos estudos sobre pedagogia deliberativa e nos estudos da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2003). Enfatizamos que essa formação só pode ser alcançada por meio de processos dialéticos e dialogizantes nas práticas educacionais e que, portanto, a mediação dialógica é o principal meio que auxilia na superação de práticas que submetem os indivíduos passivamente ao processo de semiformação.
  • Editor: Araraquara: Universidade Estadual Paulista - UNESP Araraquara
  • Idioma: Português

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