skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Uma abordagem baseada em padrões elementares para aprendizado de programação
Marilza Antunes de Lemos Roseli de Deus Lopes 1964-
2004
Localização:
EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central
(FT-1977 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Uma abordagem baseada em padrões elementares para aprendizado de programação
Autor:
Marilza Antunes de Lemos
Roseli de Deus Lopes 1964-
Assuntos:
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE COMPUTAÇÃO (EDUCAÇÃO)
;
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
;
ESPECIFICAÇÃO DE SISTEMAS E PROGRAMAS
Notas:
Tese (Doutorado)
Notas Locais:
Sistemas Eletrônicos
Descrição:
A pesquisa em Ciência Cognitiva mostra que programadores experientes possuem a habilidade em resolver problemas, identificando metas e criando planos mentais de programação. Por outro lado, pesquisadores concordam que a maior dificuldade enfrentada por estudantes no aprendizado de programação é a de construir planos mentais de programas. Aprendizes, dispondo de seu conhecimento prévio e da linguagem de programação para construírem programas, são capazes de criar apenas soluções naturais, próprias para execução fora do contexto do computador. Tais soluções diferem de planos de programação por não considerarem aspectos computacionais. Assim, os problemas mais proeminentes no aprendizado de programação parecem estar situados ao longo de dimensões cognitivas. Como uma proposta para minimizar o problema apresenta-se, nesta tese, um Modelo de Processo de Construção de Programas para Aprendizes em Programação. O modelo é proposto como uma ferramenta cognitiva, definida na literatura como aquela que auxilia pessoas a executarem atividades mentais que não podem ser observadas diretamente ou que podem ser pouco observáveis, tais como ajudar a pensar, conhecer ou aprender. Para representação do modelo é definida a linguagem LPC (Linguagem de Programação Cognitiva), baseada em planejamento hierárquico da Inteligência Artificial. A LPC descreve componentes e estratégias para planejamento em programação algorítmica que, manipulados pelo aprendiz, visam promover a
construção de conhecimento cognitivo em programação. Os elementos-chave da linguagem LPC são os planos de programação que, combinados, podem representar soluções para problemas de programação. Planos de programação são modelados a partir de padrões elementares de programação da área de Padrões Pedagógicos (PP, 2001) ) O modelo foi implementado por meio de dois sistemas: (i) a BibPC, Biblioteca para Programação Cognitiva, a qual é capaz de capturar conhecimento de planejamento em programação de forma reutilizável para uso e expansão por educadores; e (ii) o TutorC, um ambiente para aprendizagem de programação em linguagem C, o qual disponibiliza ao aprendiz, componentes de planejamento e de implementação de programas. O modelo proposto foi aplicado em sala de aula e laboratório para um grupo de alunos criteriosamente selecionado. Esta aplicação teve como objetivo realizar uma avaliação preliminar do potencial do Modelo de Processo de Construção de Programas proposto para aprendizes. Análises estatísticas por meio de histogramas e gráficos de distribuição normal das notas obtidas, antes e depois da aplicação, mostraram um aumento no desempenho dos estudantes
Data de criação/publicação:
2004
Formato:
223 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
7
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript