skip to main content

Comunicação e literacia digital na internet: estudo etnográfico e análise exploratória de dados do Programa de Inclusão Digital AcessaSP - PONLINE

Capobianco, Ligia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2010-04-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Comunicação e literacia digital na internet: estudo etnográfico e análise exploratória de dados do Programa de Inclusão Digital AcessaSP - PONLINE
  • Autor: Capobianco, Ligia
  • Orientador: Passarelli, Brasilina
  • Assuntos: Sociedade Em Rede; Ponline; Modelo De Literacias Digitais De Eshet-Alkalai; Literacia Digital; Interfaces Sociais Da Comunicação; Inclusão Digital; Educomunicação; Information Society; Eshet-Alkalai Digital Literacy Structure; Educommunications; Digital Literacy; Social Frames Of Communications; Digital Divide
  • Notas: Dissertação (Mestrado) ; Bibliografia
  • Descrição: Estudo sobre a utilização das ferramentas que compõem o universo das tecnologias de comunicação e informação (TICs), principalmente a Internet, no contexto de políticas públicas no Brasil, com foco no programa de inclusão digital do governo do estado de São Paulo, AcessaSP. O estudo baseia-se na análise dos resultados da PONLINE pesquisa on-line realizada anualmente com usuários do programa AcessaSP. Em primeiro lugar, delineou-se o panorama histórico que propiciou a evolução crescente das TICs a partir da Segunda-Guerra Mundial. Nesse contexto de inovações, surgiu a Internet e a WWW que formam a rede das redes. A Internet refere-se tanto à estrutura física de transmissão, armazenamento e recepção de informações como ao uso público para a comunicação. Em seguida, foram abordadas as principais teorias sobre os temas: sociedade da informação, sociedade em rede, cibercultura, inclusão digital e literacia digital, para esclarecer a diferença entre os assuntos e delimitar o âmbito de abrangência de cada um. A coleta de dados concentrou-se na análise das pesquisas PONLINE, dos anos de 2003 a 2008 que estão disponíveis no portal do Programa AcessaSP. Os dados das pesquisas PONLINE foram avaliados por meio de técnicas de análise estatística e os resultados foram apresentados em gráficos e tabelas. As técnicas aplicadas em estudos etnográficos possibilitaram a análise e interpretação dos depoimentos dos respondentes das pesquisas. Os dados foram selecionados para revelar características da utilização da Internet para comunicação, de acordo com o modelo de literacias digitais de Eshet-Alkalai (2007; 2008) que compreende as habilidades cognitivas e não cognitivas necessárias para realizar tarefas em ambiente digital. O modelo do autor inclui as seguintes literacias: reprodução; foto-visual; pensamento hipermídia; informação e literacia sócio-emocional. Concluiu-se que as novas formas de comunicação possibilitadas pela Internet complementam as formas tradicionais de comunicação. Os recursos para comunicação existentes na Internet estão sendo assimilados rapidamente pelos usuários do Programa de Inclusão Digital AcessaSP.
  • DOI: 10.11606/D.27.2010.tde-16062010-110410
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2010-04-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.