skip to main content

Expressão de microRNAs no vítreo de ratos Wistar durante o envelhecimento

P. S. Akamine C. S Fiziwara; C. N Pessoa; Edna Teruko Kimura; Dânia Emi Hamassaki; Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) (27. 2012 Água de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Investigação Clínica (28. 2012 Água de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (36. 2012 Água de Lindóia); Congresso do Brazilian Society for Research on Vision and Ophthalmology (BRAVO) (9. 2012 Água de Lindóia)

Resumos Água de Lindóia : FeSBE, 2012

São Paulo FeSBE 2012

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Expressão de microRNAs no vítreo de ratos Wistar durante o envelhecimento
  • Autor: P. S. Akamine
  • C. S Fiziwara; C. N Pessoa; Edna Teruko Kimura; Dânia Emi Hamassaki; Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) (27. 2012 Água de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Investigação Clínica (28. 2012 Água de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (36. 2012 Água de Lindóia); Congresso do Brazilian Society for Research on Vision and Ophthalmology (BRAVO) (9. 2012 Água de Lindóia)
  • Assuntos: HISTOLOGIA
  • É parte de: Resumos Água de Lindóia : FeSBE, 2012
  • Descrição: Os microRNAs são pequenos RNAs não codificantes que atuam em RNAs mensageiros específicos, regulando a expressão gênica. Estudos recentes mostraram que os microRNAs estão presentes não só nas células, mas também em fluidos biológicos. Até o presente, poucos trabalhos descrevem a atuação desses microRNAs na retina e nada foi ainda descrito no vítreo. Com o processo natural de envelhecimento, o vítreo se torna mais aquoso, facilitando o descolamento da retina, formação de moscas volantes e fotopsia. Nesse contexto, existem evidências de que os microRNAs regulam a sobrevivência neuronal e a homeostase durante o envelhecimento. Além disso, foi observado que a expressão desregulada dos microRNAs em diferentes doenças neurodegenerativas, assim como, a perda de certos microRNAs provoca a neurodegeneração em alguns organismos. Assim, a via microRNA parece ser essencial na patologia de doenças neurodegenerativas dependente da idade. Portanto, para compreender melhor as alterações decorrentes ao processo de envelhecimento, o objetivo deste estudo foi avaliar a presença e a expressão de alguns microRNAs (let-7a, let-7f e miR-146b) no vítreo e na retina de ratos neonatos, adultos e idosos por meio de PCR em tempo real. : Aprovado no Comitê de Ética em Experimentação Animal, CEEA protocolo no. 052/05. Foram utilizados ratos Wistar neonatos (P1-P3, n=4 animais), adultos (2 meses, n=3) e idosos (12 meses, n=3). Os animais foram anestesiados, os olhos enucleados e as retinas e vítreos coletados. O RNA total foi isolado através do protocolo do Trizol e a dosagem foi realizada utilizando o Biomate 3 (Thermo Scientific).
    A expressão gênica dos microRNAs let-7a, let-7f e miR-146b foi avaliada por PCR em tempo real através do uso de cDNA após o processo de transcrição reversa direcionada e específica. Na dosagem do RNA total, foram obtidos aproximadamente 2218ng, 1050ng e 625ng de RNA total por vítreo em ratos neonatos, adultos e idosos, respectivamente. A expressão dos microRNAs let7-a, let7-f e miR-146b foi maior no vítreo do que na retina em todas as idades investigadas. Além disso, verificou-se que a expressão dos microRNAs let-7a e let-7f é cerca de 4x maior em adultos e 5x maior em idosos do que em neonatos. Esse aumento também foi observado para o miR-146b, de 5 e 10x em adultos e idosos, respectivamente. : Nossos resultados mostraram que os microRNAs são detectáveis em amostras de vítreo de ratos Wistar. Esses microRNAs podem ser produzidos pelos hialócitos, células presentes em pequeno número no vítreo. No entanto, não podemos descartar a possibilidade de que eles sejam oriundos da retina, visto que os microRNAs investigados também foram detectados nessa estrutura. Os microRNAs let-7a, let-7f e mir-146b apresentaram maior nível de expressão na retina e vítreo de ratos idosos, sugerindo que eles participam de funções biológicas importantes no processo de envelhecimento.
  • Editor: São Paulo FeSBE
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: res. 27.019.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.